15 dicas que vão facilitar sua vida em Black Myth: Wukong

Domine Black Myth: Wukong com facilidade com essas 15 dicas poderosas, seja você um iniciante ou veterano no jogo do macaco.

Black Myth: Wukong

Desenvolvido pela chinesa Game Science, Black Myth: Wukong despertou a curiosidade e desejos de milhares de jogadores em todo mundo quando revelou seu primeiro gameplay há quatro anos atrás e, finalmente, no apagar das luzes de agosto deste ano a espera acabou, e esses milhares se tornaram milhões.

Cerca de 3 milhões de jogadores simultâneos entre PC e PS5. Em três dias mais de 10 milhões de cópias (digitais) vendidas. E mais de 450 milhões de dólares em receita bruta. Um sucesso absoluto e para muitos — eu sendo um desses muitos — merecido.

Em um primeiro momento a impressão era que Black Myth: Wukong seria mais um título que surfaria a onda dos souls-likes, um gênero que sou apaixonado, mas que nem sempre entrega experiências próximas aquelas criadas pela verdadeira maga dos games, a From Software.

Contudo, por incrível que pareça — e trailers e gameplays antes do lançamento foram os culpados dessa percepção — Black Myth: Wukong não é um souls-like. Pelo menos não na minha opinião.

Black Myth: Wukong

O game tem vários elementos comuns ao gênero, mas o coração de Black Myth: Wukong bate na cadência de um RPG de ação, com um estilo de combate mais voltado para um hack ‘n slash, e não na pulsação das batalhas cadenciadas de um Dark Souls, Elden Ring ou um Lies of P da vida, por exemplo.

E, para deixar claro, isso não é uma crítica. Muito pelo contrário, adorei o game e o fato dele não ser só mais um na multidão, porque a multidão é um monstro, sem rosto e coração — já dizia Mano Brown.

Entretanto, o jogo compartilha um DNA comum aos títulos citados: ele apresenta um nível de desafio crescente ao longo das suas 25-30 horas de campanha e dominar as nuances do seu combate, e as várias mecânicas que ele oferece, pode ser um obstáculo para muitos.

Pensando nisso — e refletindo sobre erros que cometi e ao assistir várias pessoas sofrendo por esses mesmos erros (e alguns novos) — resolvi preparar esse texto com 15 dicas que vão te ajudar a enfrentar qualquer adversidade que Black Myth: Wukong coloque no caminho da sua Jornada ao Oeste.

Black Myth: Wukong

1 – Explore bem os capítulos

Black Myth: Wukong é um jogo bem linear em sua concepção, mas existem alguns caminhos secundários e uma boa dose de áreas e chefes secretos atrelados a sidequests. Para aproveitar tudo que o game tem a oferecer e conseguir acesso a recompensas muito boas que vão facilitar a sua jogatina é necessário explorar esse conteúdo “secundário” ao máximo.

Um exemplo é o acessório de cabeça Mal Ofuscado que ativa a Esquiva Perfeita com mais facilidade, encontrado em um desses caminhos indiretos no Capítulo 3. A Esquiva Perfeita é uma das mecânicas mais importantes em todo o jogo e ter esse item pode ser um divisor de águas.

Além disso, itens importantes como a Vinha Aromática Luojia (que aumenta a quantidades de curas disponíveis) e Verme do Vinho Desperto (que melhora a porcentagem de cura de cada Porongo) quase sempre estão fora do caminho principal do jogo.

Vinha aromática Luojia

2 – Ataques de pulo

Considerando que o jogo é centrado em um macaco se comportar como um parece ser uma boa ideia, não é mesmo!?

Os ataque de pulo em que você pressiona pulo e em sequência o botão de ataque fraco ou ataque forte são extremamente poderosos.

Além disso, o golpe pulo e ataque fraco também pode ser usado como uma estratégia para encurtar a distância entre o seu personagem e o inimigo com segurança, visto que ele cobre uma área de avanço considerável e após o golpe conectar o personagem retorna para o local original do pulo. Apertar pulo, ataque leve e ataque pesado na sequência também é um combo incrível.

Você ainda pode atrelar essa combinação a habilidades que melhoram o dano de ataques com pulo e relacionadas a redução do custo de estamina para essa ação.

Black Myth: Wukong

3 – Cuidado com sua estamina

Falando em estamina, uma das grandes diferenças entre Black Myth: Wukong e um souls-like é que aqui você ainda consegue desviar de golpes e atacar mesmo estando sem estamina nenhuma.

A pegadinha é que ao zerar sua estamina a esquiva perfeita se torna muito mais difícil de executar e os seus ataques causam muito pouco dano. E enfatizo: muito pouco dano.

Veja bem, o game tem uma alma hack ‘n slash e incentiva a agressividade, mas isso não significa que esmagar botão vai te fazer avançar nele com mais facilidade, então faça um gerenciamento consciente da sua estamina.

Black Myth: Wukong

4 – Habilidades

Black Myth: Wukong tem uma árvore de habilidades bem complexa: Fundamentos, Posturas de Bastão, Misticismo, Alteração, Fios e Transformações são as bases dessa árvore e cada uma dessas se ramifica em dezenas de opções que podem parecer intimidadoras no começo e a pergunta que todo mundo se faz  quando começa o game é: o que desbloquear primeiro?

Isso vai depender de gosto pessoal, mas recomendo investir primeiro na parte de Fundamentos em duas ramificações específicas: Sobrevivência e Vigor, mas especialmente em Vigor — compre TODAS as habilidades o mais rápido possível.

Habilidades de vigor

Essas duas árvores vão garantir ao seu personagem mais vida, defesa, mana e mais estamina, o que te dará maiores chances de permanecer vivo em batalha por mais tempo e aprender as nuances do combate.

Com o básico dominado, gaste seus pontos na Postura de Bastão que preferir e nas magias que casarem com seu estilo.

Recomendo MUITO as magias Imobilizar e Fios Múltiplos, em Posturas, a Postura de Pilar e qualquer habilidade que economize ou recupere mana.

5 – Experimente à vontade

Embora a dica acima seja uma recomendação do que comprar primeiro, um dos aspectos mais legais do jogo é o quanto ele favorecer a experimentação, já que você pode resetar qualquer habilidade individualmente sem custo algum e usar seus pontos em outros talentos.

Basta em um Santuário do Guardião (o ponto de salvamento do game), ir até a árvore de habilidades, selecionar a que não quer mais e escolher a opção Reacender Faíscas e pronto. Todos os pontos usados naquele talento serão devolvidos.

Black Myth: Wukong

6 – Santuário do guardião

Como dito acima, o Santuário do Guardião é onde o jogador pode salvar o jogo, o equivalente direto a uma bonfire de Dark Souls e, assim com nessas, ao descansar nesses postos todos os inimigos derrotados naquela região renascem.

A diferença é que o Santuário tem outras funções extremamente importantes além da já citada Reacender Faíscas, como Definir Magias, Cultivar Espíritos, Criar Armas, Armaduras e criação de Tônicos.

Imagine uma situação em que finalmente você conseguiu os materiais necessários para criar uma nova armadura logo após derrotar todos inimigos em uma área e quer usar o Santuário, mas não quer lutar contra todos de novo. O que fazer?

Santuário do Guardião

A boa noticia é que você pode usar todos os benefícios de construção e modificação de um Santuário sem se preocupar com isso: basta não usar a opção Descansar.

É muito instintivo clicar em Descansar para recuperar vida, mana e encher suas cargas do Porongo, só que muitas vezes você não precisa recuperar nada isso mas quer usar as outras opções do Santuário, sem ressuscitar os mortos. Então saiba que você pode.

7 – Curas grátis

Falando em reabastecer as cargas do seu Porongo, descansar no Santuário do Guardião é a forma mais direta de se fazer isso, mas existem outras formas, relativamente abundantes, e que não faz inimigos ressurgirem.

Durante a exploração você já deve ter se deparado com locais onde um fogo fátuo verde está flutuando com a opção de absorvê-lo. Ao fazer isso o jogador ganha uma quantidade de Volição, a moeda do jogo. Mas o detalhe importante, que vi muita gente não prestar atenção, é que ao absorvê-los são restauradas cargas do Porongo.

O número de cargas recuperadas depende da quantidade de esferas flutuando, então use isso com vantagem. Um foguinho recupera um carga, dois recuperam dois usos do Porongo e assim por diante.

Fogo Fátuo

Está com a vida pela metade e tem ainda cargas no Porongo? Use sua cura primeiro e só depois absorva os pontos luminosos, assim você restaura sua vida e ainda recupera a carga utilizada.

Bônus: alguns inimigos especiais deixam Espíritos ao serem derrotados, que podem ser equipados e usados em combate e, para além disso, eles deixam um fogo fátuo azul que ao ser absorvido recarrega TODAS as cargas do seu Porongo, então siga a mesma dica: recupere toda vida possível usando as curas que ainda possui antes de absorver esses espíritos.

8 – Espíritos e Transformações

Espíritos e Transformações são duas coisas diferentes (e que usam recursos diferentes), mas vi muitas pessoas confundindo os conceitos.

Transformações, como as demais magias, usam mana, já Espíritos usam Qi. Enquanto existem opções limitadas para recuperação de mana em combate, a recuperação de Qi depende apenas da agressividade do jogador. Quanto mais golpes são conectados mais Qi é acumulado, o que faz dele um recurso basicamente inesgotável.

Espíritos melhorados são ferramentas muito poderosas e cada um conta com efeitos passivos variados, como melhoria da defesa do personagem, resistência a algum elemento, aumento da recuperação de estamina, etc.

Black Myth: Wukong

9 – Recuperando mana

Com dito acima, recuperar mana durante as batalhas no game tem opções bastante limitadas e todas as magias — que são elementos centrais do combate — usam esse recurso. Existem basicamente três formas de recuperar mana sem descansar em um Santuário do Guardião:

  • Comprar a habilidade Fragmentos Espirituais na árvore de habilidades da magia Imobilizar:

Esse talento concede recuperação de um valor médio de mana ao quebrar a imobilização do inimigo (incluindo Chefes), o que acontece quando um ataque pesado acerta o inimigo antes da imobilização terminar.

  • Comprar a habilidade Risco Audaz na árvore de habilidades da magia Rigidez Pétrea:

Uma das reclamações que li várias vezes nas redes socias foi sobre Black Myth: Wukong não ter um sistema de parry. Na verdade ele tem, mas é diferente do usual: durante essa Rigidez Pétrea o seu personagem se transforma em uma estátua e se utilizada no momento correto o ataque do inimigo é defletido, bem similar a mecânica central de Mortal Shell.

O que Risco Audaz faz nesse caso é diminuir o tempo dessa janela de deflexão, mas com o benefício de recuperar um valor considerável de mana caso você consiga acertar na mosca o tempo do golpe.

  • Infusão Lágrima da Tartaruga no Porongo:

Existem diversos itens que você pode usar no game chamados Infusões que vão conceder benefícios adicionais ao seu item de cura principal, o Porongo, e uma dessas infusões é a Lágrima de Tartaruga, que restaura um valor médio de mana se sua saúde estiver cheia. Isso quer dizer que é preciso “desperdiçar” uma carga de cura para restaurar mana.

Mas, em muitas situações ter a possibilidade de lançar magias mais vezes é melhor do que estar com a saúde cheia, então essa pode ser uma troca muito aceitável. Combinar o uso do Porongo com infusão de Lágrima de Tartaruga e a Dica 7 pode salvar sua vida em várias situações.

Black Myth: Wukong

10 – Furtividade?

Em Black Myth: Wukong não existe uma forma propriamente dita de furtividade, então não espere surpreender inimigos por trás e conseguir uma morte grátis com o famoso backstab. Se estiver no raio de percepção do inimigo, você vai precisar lutar — ou fugir.

Entretanto, é possível passar despercebido em certas áreas ao usar a magia Passo Fugaz, que cria um clone do seu personagem que atrai inimigos e o deixa invisível por alguns segundos.

Essa é uma dica bem situacional, mas que vai evitar muita dor de cabeça em pelo menos alguns pontos em que será necessário atravessar e se equilibrar por caminhos estreitos lotados de inimigos que vão te derrubar inúmeras vezes para a morte certeira sem isso.

Black Myth: Wukong

11 – Foco no foco

Cada golpe acertando em um Yaoguai — ou concentrado através do carregamento do ataque forte — vai enchendo uma barra de Foco do seu personagem e a cada barra completa um ponto de Foco é armazenado, representado por aquelas bolinhas no canto inferior direito.

Esses pontos podem ser consumidos através do ataque forte carregado para gerar muito mais dano que um simples ataque carregado conseguiria e, em associação com as magias, será a principal forma de dano bruto em Black Myth: Wukong, além de ser uma das formas mais simples de tontear e enfraquecer os inimigos.

Gastando no mínimo 10 Faíscas na árvore de habilidades Posturas de Bastão o seu personagem passa a contar com 3 pontos de foco acumuláveis ao invés de 1 só. Isso significa que você pode carregar ataques 3 vezes mais fortes e muitas vezes aniquilar inimigos com um só golpe.

Black Myth: Wukong

12 – Revisite NPCs

Durante o jogo você vai, invariavelmente, se deparar com alguns NPCs, e completar as suas missões secundárias garante recompensas excelentes, além disso alguns são vendedores de itens específicos.

E aqui reforço o que disse na primeira dica desse texto: explore bem os capítulos!

Existe um evento secundário específico que dá acesso a uma nova área e a dois NPCs super importantes. Um que vai aprimorar as suas armaduras e um que vai se tornar um jardineiro, plantar as sementes que você entregar para ele e fornecer ingredientes valiosos para a produção de Tônicos. Prefiro não mencionar o nome desses NPCs para evitar spoilers.

NPCs em Black Myth: Wukong

Mas até esse acontecimento, outros dois NPCs são super importantes para facilitar sua jornada: O Cão Xu, que vende tônicos, receitas e pílulas que melhoram sua saúde, mana e vigor máximos — desde que você tenha os itens necessários; e o Macaco Shen que melhora a potencia de cura, quantidade das doses dos seus Porongos e também vende itens para esses aprimoramentos.

É de suma importância que você reviste esses NPCs sempre que coletar materiais de upgrades suficientes para melhorar os atributos citados e também após iniciar cada novo capítulo visto que suas lojas são atualizadas com novos itens.

13 – Pílulas Celestiais

Ao derrotar um Chefe Yaoguai ou Rei Yaoguai explore bem a região ao redor da arena. Muitas vezes em uma ramificação escondida imediatamente após a batalha você vai se deparar com um altar com um pequeno baú brilhante contendo uma Pílula Celestial.

Essas pílulas melhoram diversos atributos do seu personagem e são a sua principal forma de evolução de saúde (Pílula Lótus de Jade), mana (Pílula Taiyi) e vigor máximo (Pílula Nonária).

Pílulas Celestiais

Existem também outras que melhoram defesa, ataque crítico e taxa de recuperação de estamina, por exemplo, mas enquanto essas características podem ser melhoradas temporariamente através de equipamentos, as três principais apenas através dessas pílulas.

Outra forma de obtê-las é comprando-as com o Cão Xu. Contudo, elas custam Núcleos Mentais, um material relativamente raro em Black Myth: Wukong, principalmente no começo.

14 – Combine armaduras

Durante sua jornada e ao derrotar Chefes específicos será possível criar novas armaduras, com atributos de defesa melhores e efeitos secundários interessantes que potencializam certas propriedades.

Os materiais para criação das armaduras mais fortes são raros e alguns só aparecem relativamente tarde na história, mas o meu conselho aqui é: combine partes de uma mesma armadura sempre que possível para ativar seus efeitos secundários.

Duas peças de uma mesma armadura é bom, quatro é ótimo!

Isso significa, às vezes, abdicar de um pouco de proteção para potencializar uma magia específica, mas posso garantir que vale a pena.

O meu conjunto de armadura preferida, por exemplo, é o Robe de Batalha Brocado de Bronze, uma das primeiras armaduras que você pode construir no game. Mesmo com upgrades ela não será a que garantirá a maior proteção comparada a outras também melhoradas, mas os bônus de conjunto dela para o meu estilo de jogatina a transformaram na melhor escolha possível.

Uso bastante a magia Imobilizar e com 2 partes dessa armadura equipada consigo causar dano adicional sempre que quebro a imobilização de um inimigo (combinado à habilidade Fragmentos Espirituais também recupero mana assim) e com o conjunto completo (4 peças) ao fazer isso o tempo de recarga dessa magia é consideravelmente reduzido, o que me permite usá-la algumas vezes em lutas contra Chefes.

Armaduras

15 – Anel de Fogo + Postura do Pilar

Você já deve ter percebido que em Black Myth: Wukong a combinação de magias, posturas, habilidades, combos e itens é essencial.

Uma combinação excepcional é comprar o talento Consolidação na árvore de habilidades Anel de Fogo, combinar com a habilidade Pilar de Aço da árvore Postura do Pilar e ter no mínimo 3 pontos de Foco desbloqueados (Dica 11).

Consolidação permite recuperar saúde enquanto estiver dentro do Anel de Fogo e Pilar de Aço reduz o custo de vigor para se manter equilibrado no alto do bastão, já os 3 pontos de foco garantirão que ataques de solo dos inimigos não te acertem enquanto carrega o ataque forte — já que seu personagem vai estar bem alto em relação aos golpes recebidos.

Uma combinação perfeita para recuperar vida e no final ainda conseguir aplicar um golpe devastador nos Yaoguais que estiverem nas proximidades.

Postura de Pilar

Dica Bônus

Esse texto só foi possível graças aos nossos grandes parceiros da Nuuvem que gentilmente nos enviaram uma chave de PlayStation 5 para cobertura.

Então nossa dica bônus não poderia ser diferente: adquira a sua cópia ou presenteie alguém querido com um código para ativação do jogo. É fácil, rápido e seguro.

Clicando nos links abaixo você será redirecionado para o site da Nuuvem:

Black Myth Wukong – versão de PC

Black Myth Wukong – versão de PS5

Black Myth: Wukong

Papai Platina
(Pouco) conhecido como Willian. Marido, pai de três filhos maravilhosos, fã de Stephen King, filmes toscos e trophy hunter nas horas vagas. No Twitter como @papaiplatina e willianmarques na PSN.