Análise Pesadelo – Regressão
Conheça sem spoilers o jogo de terror brasileiro Pesadelo – Regressão nessa análise que lhe passará um pouco dos sentimentos da experiência.
Prepare-se para enfrentar seus pesadelos ocultos porque logo abaixo você encontrará uma análise do segundo jogo da franquia de terror brasileira Pesadelo. Pesadelo – Regressão é a sequência do bem aclamado Pesadelo: O Início.
Em Pesadelo – Regressão você encarna o papel de Alex, um homem que acordou em uma casa e não se lembra de nada além de seu nome.
Ele encontra alguns rastros do que podem ser dicas de que uma empresa que pode estar envolvida nessa sua suposta amnésia, o que dá a jornada do personagem um toque de mistério, que vai sendo desvendado conforme você progride nessa história.
https://www.youtube.com/watch?v=jyq7-ECqP8A&showinfo=0
Em busca de respostas ele sai em uma pequena aventura, só que esse jogo não se trata de um passeio agradável em busca de suas memórias, o ambiente é absurdamente escuro, a atmosfera é desagradável o suficiente para que você deseje nunca ter levantado da cama, e a cada lugar que este homem confuso visita, você se assusta, se envolve pela euforia de escapar vivo, encontra medos de formas diferentes, o sentimento de urgência te envolve e te deixa com muito desconforto.
Pensamentos como “o que estou fazendo aqui”, “eu não mereço isso”, “o que há de errado com este lugar e quem sou eu” transbordam por sua cabeça durante todo o gameplay.
O fato do jogo ser em primeira pessoa e de ter recursos limitados é somente um dos fatores que deixam a experiência ainda mais intensa.
Não espere encontrar em Pesadelo – Regressão um jogo totalmente americanizado, vilões conhecidos pela cultura brasileira também aparecem no jogo e vão fazer questão de que você não se esqueça deles. No elenco do jogo você irá se deparar com a Mula sem cabeça, o Curupira e até mesmo um pesadelo que persegue muitos adultos, aqueles dos tempos de escola.
O grupo Skyjaz Games conseguiu criar um jogo de terror com uma boa diversidade entre os cenários que você visita, provocando sensações e emoções diferentes em cada fase com personagens, situações e quebra-cabeças diferentes.
Pesadelo – Regressão pode ser considerado um jogo não muito fácil, mas também não chega a ser muito difícil, com o tempo você começa a conhecer a forma como o inimigo se comporta e progredir é uma questão de tempo e tentativas que exigem, é claro, muita coragem.
Em algumas partes a fala dos personagens soava artificial, isso pode ser reparado já no início do jogo quando Alex conversa com o coveiro do cemitério, mas este fato é ofuscado pelo ótimo trabalho realizado com a sonorização dos monstros e aqueles barulhos que entram em sua mente e a destroem.
Grande parte da gameplay envolve coletar itens para sair de onde o protagonista está sem morrer, mas encontrar esses itens requer um processo um tanto quanto mirabolante que as vezes é intensificado pelo ataque de criaturas e até mesmo com um tempo limite.
Outro aspecto que é interessante a destacar é que o jogo somente pode ser salvo se você encontrar uma determinada prancheta e se você tiver o papel para ela, essa função deixa o jogo mais empolgante, você não vai poder salvar a qualquer momento e vai querer errar menos, isso provoca mais tensão e até mesmo desespero em algumas partes.
Se você resolver jogar Pesadelo – Regressão num computador com os requerimentos mínimos necessário do sistema, irá se deparar com longas esperas nas telas de carregamento que felizmente não ocorrem com frequência suficiente para estragar a diversão.
Em resumo, o jogo Pesadelo – Regressão é uma grande representação brasileira no cenário de jogos, se você é amante (ou não) do gênero terror, não deixe de conferir esse jogo.
Pesadelo – Regressão está disponível até o momento apenas para PC e pode ser comprado através da Steam ou da Nuuvem, em ambos os casos o preço é R$ 19,99. Uma versão de PlayStation 4 está nos planos da Skyjaz Games.
Pesadelo – Regressão foi lançado no PC. Análise feita a partir de uma cópia da versão PC cedida pela assessoria de imprensa da Skyjaz Games.