Os 10 melhores jogos de mundo aberto do PS4

O gênero de mundo aberto vem substituindo o gênero de zumbi como o preferido dos jogadores e também das desenvolvedoras de jogos, por isso nós separamos alguns dos melhores jogos de mundo aberto do PS4.

O PlayStation 4 é com certeza a plataforma dos exclusivos preferida dos jogadores, e claro, deixando as brigas de lado, a Sony investe pesado nesse segmento pois sabe que seus fãs dão valor a jogos desenvolvidos especialmente para sua plataforma, pois estes carregam o selo de qualidade da mesma além de fazer melhor uso de todo potencial do console.

Dentre estes, um gênero que faz bastante sucesso, é o de jogos de mundo aberto (mesmo aqueles considerados apenas sandbox), pois dão liberdade ao jogador, que pode focar nas missões de história caso esse queira como pode explorar o vasto mundo do jogo a seu bel prazer, fazendo missões secundárias, descobrindo easter eggs, admirando o cenário, criando seus próprios modos de jogo ou jogando os disponíveis, enfim, as possibilidades são várias, e por isso, separamos alguns dos melhores jogos de mundo aberto de PS4 para vocês.

A lista apesar de focar nos exclusivos, traz alguns títulos cross-plataforma e também não representa alguma ordem ou rank, ou seja, a decisão do melhor ou do pior, fica com você, e se você achar que faltou algum jogo, fique à vontade para dizer qual é, sem mais delongas, vamos a lista.

Horizon: Zero Dawn

Misturando elementos de RPG com um vasto mundo aberto, Horizon: Zero Dawn é com certeza um dos maiores títulos do PlayStation 4 e quem sabe um dos maiores jogos do gênero se comparado também aos concorrentes de outras plataformas.

O jogo se passa mil anos após um mundo pós-apocalíptico onde criaturas mecanizadas colossais dominaram o planeta, e agora a humanidade sobrevive meio às altas florestas, cadeias de montanhas imponentes e ruínas.

O título de ação e RPG nos coloca no controle de Aloy, uma caçadora habilidosa que utiliza sua velocidade, esperteza e agilidade para permanecer viva, usando o sistema de combate de jogo a seu favor, que por sua vez se divide em stealth, combate direto com poder de fogo, e criação de armadilhas.

Horizon: Zero Dawn foi listado por diversos veículos e premiações como jogo do ano.

inFAMOUS: Second Son

Este que foi o primeiro grande lançamento do PlayStation 4, inFAMOUS: Second Son saiu junto com o console e logo de cara mostrou todo o poder de processamento da nova geração, com gráficos belíssimos e um enorme número de partículas e efeitos luminosos.

O jogo da Sucker Punch Productions nos coloca na pele de Delsin Rowe, um jovem de 24 anos com habilidades especiais que deve enfrentar uma força militar anti-condutor (condutor é aquele com habilidade especial), na cidade de Seattle.

inFAMOUS: Second Son é o terceiro da série e alcançou uma média de 80% nas críticas especializadas, uma sequência é aguardada pelas fãs da franquia até hoje.

Shadow of the Colossus

A remasterização de um dos melhores jogos do PS2 para a nova geração traz um inesquecível mundo paradisíaco repleto de criaturas gigantes que ali habitam e estão conectadas com essa terra, cabendo a nós derrotá-las para libertar um poder capaz de ressuscitar a pessoa amada.

Munidos de uma espada, capaz de localizar os Colossi quando apontada para a luz, um arco e sua égua Agro, que lhe permite percorrer longas distâncias e explorar de maneira livre o vasto cenário do jogo, indo de um gigante para o outro.

No PS4 você pode rodar o jogo em resolução 1080p30 ou em 60fps, existem ainda diversas opções de filtro e um modo fotografia que lhe permitem capturar imagens incríveis da sua jornada durante o jogo. A história se manteve inalterada nesse remake, mas existem diversos segredos e itens extras para serem descobertos e explorados.

Nioh

“Mais um jogo estilo Souls”. É isso o que muita gente vai falar sobre o jogo da Team Ninja, mas a verdade é que o RPG de ação tem uma identidade própria e muito forte, levando o jogador para o início de 1.600 durante uma versão fictícia do período Sengoku (metade do século XV e o final do século XVI), quando o Japão estava no meio de uma guerra civil anterior à ascensão do xogunato Tokugawa.

No jogo controlamos o espadachim William, que foi um grande guerreiro no passado e possui grande experiência e conhecimento com a espada, além de ser um dos poucos a conseguir sobreviver nessa terra de samurais invadida por demônios. Esses demônios são chamados de Yokai e habitam vários locais perigosos, além de espreitar nas sombras para atacar suas vítimas desprevenidas.

As mecânicas do jogo envolvem esquiva, ataque normal, ataque forte, uso de magia e um aliado, que pode variar e possui elementos e propriedades diferentes. Durante os combates você deve estar o inimigo num primeiro momento, entendendo o seu padrão de ataque e sabendo o melhor momento de ir para cima, caso contrário você pode ser morto com apenas um golpe.

NieR: Automata

Com gameplay que mistura jogos de diversos gêneros e uma história profunda envolvendo humanos e robôs, NieR: Automata inova o gênero hack’n slash. O jogo é um RPG de ação desenvolvido pela Platinum Games e sequência de NieR, sendo um spin-off da série Drakengard. A história se passa milhares de anos no futuro em meio a uma guerra por procuração entre máquinas criadas por invasores alienígenas e androides.

Por baixo das lutas de espadas e robôs assassinos, Automata desenrola temas mais profundos quando não na história, na relação entre personagens. Sendo um tipo de J-RPG, o jogo tem missões secundárias bobas como resgatar a irmã caçula de um robô, isso mesmo, pode ler em voz alta pra ver que é tão ridículo como a fita rosa que a elas usam na cabeça robótica. Mas é exatamente esse tipo de encontros leves que elevam o carisma do jogo.

Para saber mais sobre NieR: Automata, leia nossa análise do jogo.

Yakuza 0

Tokyo 1988. Enriquecer é fácil, as mulheres são espetaculares e todos querem participar na ação. É hora de entrar para a Yakuza.

Lançado originalmente em 2015 no PS3, Yakuza 0 é um jogo de ação e aventura em terceira pessoa que se passa num mundo aberto de uma versão fictícia da cidade de Osaka, no Japão. No jogo, assim como em GTA V, controlamos mais de um protagonista, estamos no papel de Kazuma Kiryu e Goro Majima, ambos os personagens possuem habilidades e árvores de habilidades parecidas, assim como poucas opções de customização, já que seu desenvolvimento no jogo em termos de história é linear.

A versão de PS4 foi lançada em 4 de janeiro deste ano com gráficos atualizados para a nova geração além de melhorias de gameplay e som, o jogo foi bem recebido com várias notas 9 de 10, e ficando com uma média de 8 de 10 nas críticas dos veículos especializados em jogos.

The Witcher 3

Geralt de Rivia é um caçador de monstros também conhecido como “bruxo”, um guerreiro que além de ser um exímio lutador domina técnicas avançadas de magia e enfrenta das mais diferentes e perigosas criaturas pela quantia certa de dinheiro.

Em The Witcher 3, ele segue o mesmo caminho, fazendo serviços aqui e ali, Geralt explora um vasto mundo aberto cheio de criaturas das mais variadas formas e espécies, algumas mais amigáveis, outras nem tanto, ele pode escolher enfrentá-las ou apenas fugir, para admirar as paisagens do jogo que é considerado um dos mais bonitos da nova geração de consoles.

O jogo é um RPG dos mais completos, com árvore de talentos, sistema de caça, evolução através de pontos de experiência, quests primárias e secundárias, sistema de party com NPCs, golpes combinados, uma grande variedades de armas e habilidades, além das diferentes possibilidades de como avançar no jogo, ocasionando em diferentes finais.

Além de ser extremamente bem avaliado pelas críticas em seu lançamento, o jogo recebeu diversos prêmios, como o de jogo do ano e o de um dos melhores jogos de todos os tempos, além disso, suas expansões são consideradas dignas de um jogo completo pela qualidade das mesmas.

Batman: Arkham Knight

Talvez o melhor jogo da série Arkham porém o que teve o lançamento mais conturbado devido a problemas de performance no PC, felizmente nos consoles Batman: Arkham Knight foi um grande sucesso e fechou (até o momento) a série de quatro jogos da Rocksteady Studios com chave de ouro. O jogo de ação em terceira pessoa nos coloca na pele no bilionário Bruce Wayne, o Batman, que após enfrentar e derrotar diversos de seus icônicos vilões, incluindo o Coringa, se vê ameaçado agora pelo Espantalho e por uma misteriosa personalidade que se intitula Arkham Knight.

Seguindo a linha das demais histórias envolvendo o universo de Batman e jogos da série, Batman: Arkham Knight se passa na cidade de Gotham e nesta versão, mistura mecânicas de combate implementadas já em Arkham Asylum com novos mecanismos como controle do Batmóvel, novos itens e armas, além de um novo modo detetive que recria as cenas dos crimes que o personagem deve desvendar para prosseguir com a história. A história é um dos pontos fortes do jogo, mesmo para os conhecedores do universo da DC, alguns bons plot twists vão te surpreender, além de te envolver e fazer questionar seu rumo.

Para saber mais sobre Batman: Arkham Knight, não deixe de conferir nossa análise do jogo.

Metal Gear Solid V

O polêmico último trabalho de Hideo Kojima ainda atuando pela Konami, é um jogo de ação furtiva em mundo aberto com elementos de RPG lançado em 2015, e é o oitavo título da série Metal Gear. Existe ainda uma versão que antecede o jogo chamada de Ground Zeroes, essa distribuída junto da versão definitiva do mesmo, mas sua história é anterior aos eventos ocorridos no jogo Metal Gear original.

Além de um visual incrível graças a FOX Engine, o jogo conta com uma jogabilidade incrível e mecânicas extremamente detalhistas, além de sistemas ligados que permitem ao jogador sentir-se livre para agir como bem entender na hora de abordar e concluir seus objetivos no jogo. Por outro lado, a história do jogo em determinados momentos parece controversa e foi alvo de críticas em algumas análises, a maior reclamação foi a falta de foco devido ao modelo de mundo aberto e missões paralelas do jogo.

Apesar das controvérsias, Metal Gear Solid V é mais um excelente trabalho de Kojima e alcançou média de 9 de 10 nas principais críticas do meio e vendeu mais de 3 milhões de cópias em seu lançamento, além de uma versão definitiva, o jogo possui um modo online e recentemente ganhou um spin-off chamado Metal Gear Survive, este último sem a participação de Kojima.

GTA V

A Rockstar sempre foi especialista em jogos de mundo aberto, GTA, Red Dead Redemption, Bully e L.A. Noire, são alguns exemplos de como a empresa se especializou num segmento que faz sucesso entre os fãs de videogames.

GTA V é considerado por muitos o ápice (até o momento), de toda essa experiência em jogos de mundo aberto, o jogo não apenas traz gráficos belíssimos dignos da nova geração como também um mundo com vida própria jamais visto em jogos do gênero, capaz e encantar mesmo aqueles que nunca se interessaram por um jogo da franquia, como aconteceu comigo.

O jogo se passa na cidade fictícia de Los Santos, uma representação da cidade de Los Angeles, e permite que o jogador explore as mais diferentes localizações, passando por áreas montanhosas, fazendas, mansões, prédios e avenidas largas, assim como locais residenciais com casinhas aninhadas ou desertos. Além disso, GTA V possui um ecossistema único e totalmente vivo, onde cada NPC do jogo está realmente fazendo algo, seja apenas cumprindo suas atividades diárias, seja cometendo algum crime ou ajudando a polícia a capturar um bandido, praticando yoga ao ar livre, jogando vôlei na praia, disputando um racha na rua, as opções são tantas, que fica difícil determinar qual o limite do jogo.

Além do modo história que lhe permite controlar três personagens diferentes, cujas histórias se intercalam e estão totalmente ligadas, GTA V possui um modo online muito divertido com diversos modos disponíveis e milhares de jogadores ativos, para saber mais sobre o jogo, leia nossa análise.

É claro, muitos outros jogos poderiam entrar nessa lista, mas nós priorizamos os exclusivos do PS4 para valorizar a plataforma, e claro, existem alguns títulos de nicho pouco conhecidos que poderiam ser citados, e vários outros que merecem a nossa atenção. Se você acha que tem algum jogo que vale a pena ser citado, não deixe de comentar!

Flávio Ricardo
Software developer, 30 anos, já trabalhou como social media, atualmente faz de tudo um pouco no Conversa de Sofá e escreve sobre eSports no Arkade!