Análise SEVERED STEEL (PlayStation 4)

SEVERED STEEL é um FPS frenético repleto de ação que vai exigir muito das suas habilidades, reflexo e leitura do cenário em um game caótico.

Não podemos pensar em piscar os olhos em SEVERED STEEL, o game desenvolvido pela Greylock Studio entrega uma pegada frenética de tiroteio, parkour e câmera lenta que faz seu coração acelerar exigindo com que sua mente use e abuse de reflexos rápidos e precisos.

Em SEVERED STEEL eu senti uma pegada de dois outros jogos muito bons, como Superhot e Ghostrunner, mas se quiser sobreviver no game que estou fazendo essa análise, você vai precisar ter ou adquirir uma serie de movimentos extremamente rápidos para avançar em cada um dos níveis do jogo.

O game não possui uma história, ou seja, somos apresentados a uma personagem feminina que possui apenas um braço mas com a capacidade de desacelerar o tempo de acordo como você mata os inimigos com as diversas armas disponíveis durante toda a gameplay. Inicialmente a nossa protagonista não possui uma arma principal ou talvez a queridinha que você vá carregar até o fim do game, muito pelo contrário, pois estamos em um combate repleto de inimigos, a munição acaba e ligamos o alerta vermelho para ir em um combate corpo a corpo com um dos inimigos, golpeá-lo com um chute, roubar a pistola dele e ai sim conseguir matar e pegar a arma principal dele, e é aí que um dos pontos cruciais de SEVERED STEEL o mix de pensamentos rápidos e ações certas decidirão se você é um jogador nível John Wick de habilidade.

Confesso que inicialmente demorei um pouco para me familiarizar com a movimentação e mira no jogo, sentia bastante dificuldade em mirar nos inimigos com precisão e gastar o mínimo de munição possível, resultado disso foram diversas rajadas de tiro desenfreadas, munição esgotada e o tempo para eu chegar até um inimigo e conseguir derrotá-lo já tinha dado game over.

E ai está nossa protagonista em Severed Steel.

Ações rápidas serão seu melhor aliado…

Já acostumado com a movimentação e mira, temos que entender a mecânica de SEVERED STEEL que por ser bastante rápida e com diversos inimigos em um nível, foi preciso pensar não apenas na eliminação como também na fuga e proteção como método de prevenir o game over, então eu comecei a andar pelas paredes no maior estilo Titanfall, usar a câmera lenta em momentos onde realmente eu estava cercado de inimigos e contar com a sorte também deve ser mencionado aqui.

A medida que vamos avançando em SEVERED STEEL o sentimento de satisfação só aumenta quando combinamos o parkour com um lindo headshot ou até mesmo escorregar alguns metros na frente de alguns inimigos que usam um escudo de proteção, usar a câmera lenta dando uma espécie de giro em 180 graus por cima e atirando por trás é totalmente satisfatório e encaixa de uma maneira perfeita que diversas vezes eu tinha a sensação de querer fazer isso na vida real, não matar alguém ou algo do tipo, mas poder ter essa liberdade de locomoção rápida e em um piscar de olhos desacelerar tudo e pensar tranquilamente o que eu posso fazer naquele momento.

O lança granadas é capaz de criar buracos no chão e nas paredes para ataques surpresas e acessar locais ocultos…

Outro ponto que gera uma sensação muito agradável é quando pegamos inimigos desprevenidos, acertamos um lindo headshot por trás e automaticamente emite um som diferente caso o matasse com balas no meio ou outras partes do corpo, e sim, você pode ficar viciado em querer acertar diversos headshots em sequencia.

O tiroteio é tão frenético em Severed Steel que mal da pra fazer uma captura de tela onde você entenda o que está acontecendo…

Desacelerar o tempo no efeito Matrix é um prazeroso…

E se você estiver lendo essa review, e futuramente for jogar SEVERED STEEL, lembre-se que desacelerar o tempo é a melhor maneira de dar uma “pausa” no caos ao seu redor, avaliar onde estão os inimigos (sim, conseguimos ver onde os inimigos estão por trás das paredes), enxergar com clareza a situação, mapear o cenário e assim decidir em qual direção devemos nos posicionar para atacar de forma feroz ou fugir de maneira eficaz.

E como SEVERED STEEL é um jogo de tiros, chega de babar pela sensação satisfatória da desaceleração e vamos falar de armas. Achei a quantidade satisfatória e todas as armas são divertidas de usar desde as pistolas, fuzis, submetralhadoras e as shotguns que causam um estrago tão exorbitante quanto um fatality do Mortal Kombat, explodir um inimigo com uma arma pesada e ao mesmo tempo usar a desaceleração e ver aquele sangue jorrando em câmera lenta é visceral e você vai amar fazer isso muitas e muitas vezes, acredite !

Enxergar através das paredes é extremamente eficaz para planejar ataques certeiros…

Vontade de ter esses poderes na vida real…

Uma mecânica interessante presente no jogo é que a nossa protagonista pega as armas automaticamente quando passa por cima delas depois de um inimigo caído, roubamos a pistola deles quando estamos bem próximo no combate corpo a corpo e até mesmo podemos jogar a arma em direção a eles, algo muito usado em superhot, e a combinação disso deixa o jogo divertido e excitante de jogar, com algumas simples missões a serem cumpridas no qual não vão quebrar a sua cabeça ao executa-las e muito menos vão te deixar em momentos de monotonia.

Lá para a metade de SEVERED STEEL recebemos um canhão que se encaixa no braço da nossa protagonista que automaticamente se torna mais letal do que já é, esse canhão é mais usado para abrir passagens no cenário, buraco nas paredes e emboscadas contra os inimigos ocultos do que propriamente uma arma para derrotar inimigos.

Head Shot em SEVERED STEEL são absurdamente prazerosos…

E a sensação não poderia ser outra depois de pegar o canhão, ter o poder e controle total dentro de cada nível é absurdamente insano e te encoraja mais ainda fazendo com que você não pare de jogar, a não ser que suas mãos estejam cansadas devido a quantidade de movimentos rápidos e combinações que terá de fazer enquanto joga, tirando isso, temos momentos de caos o tempo todo que ao meu ver superam o modo normal de qualquer Doom feito até hoje.

Mal deu pra capturar o inimigo sendo baleado de tão rápidas que são as ações…

O level design de praticamente todos os níveis de SEVERED STEEL são perfeitamente pensados para ditar uma dinâmica de jogo sempre ativa, seja as paredes onde podemos correr, vãos onde podemos deslizar por baixo com um slide, locais que te tele portam a outra área do cenário e o impulso no ar que conseguimos dar para quebrar janelas, lembrando que tudo encaixa perfeitamente e sem bugs encontrados durante a minha campanha.

Um ataque furtivo escorregando e passando por baixo dos diversos vãos localizados em diversos níveis em Severed Steel…

E por falar em campanha, temos alguns níveis bem simples, porém outros que me dão vontade de jogar novamente, tais como o cenário Cyberpunk chamado cidade, o nível do labirinto semelhante ao filme “O iluminado” o nível do trem também é outro que tem uma leve lembrança da fase do trem em 007 GoldenEye e outros níveis que lembram mesmo que distante alguns cenários de Perfect Dark, só que com uma qualidade muito melhor.

A forma como é mostrado o avanço dos níveis…

Poderia ter mais Chefões…

Como SEVERED STEEL é dividido em capítulos, eu achei que como de costume iria enfrentar um Boss, mas para a minha grata surpresa existe apenas um Chefe em toda a campanha e ele não está localizado nem no final do jogo e sim alguns níveis antes do Gran Finale, tá ai uma possibilidade perdida de testar mais ainda as habilidades dos jogadores. O design do Boss é um pouco semelhante ao ED-209 do filme Robocop, com a capacidade de dar diversos tiros, quebrar literalmente todo o cenário e um escudo para evitar nossos ataques, o combate é bom mas fica o gostinho de quero mais por só ter apenas ele durante toda a campanha do jogo que é bem curta, levanto cerca de 5 horas para ser finalizada.

Imagina estourar os miolos do inimigo e assistir isso tudo em câmera lenta ?

Gráficos e sons medianos, mas encaixam perfeitamente na proposta do jogo…

Embora SEVERED STEEL seja capaz de entregar uma sensação de gameplay satisfatória com mecânicas e variações interessantes em vários níveis, terminar os seis capítulos que o game oferece resultam apenas em algumas cutscenes tão irrisórias onde em nenhum momento se aprofundam na personagem principal, apenas temos uma noção muito rasa do que tá acontece no final e nada mais do que isso. Entendo que o ponto alto do jogo seja o gameplay frenético, mas pecaram em não dar um motivo do porque estamos ali no meio do caos com a nossa protagonista, era tão simples mostrar mesmo em forma de texto saber de onde nossa protagonista veio, o porque de ter apena sum braço e o que a motivou ir até aquele local.

SEVERED STEEL não possui gráficos tão belos quanto Ghostrunner, mas essa simplicidade acaba sendo interessante principalmente nos pequenos detalhes, como luzes de neon, o rastro das balas em várias direções, linhas vermelhas aparecendo enquanto corremos na parede para mostrar que estamos em velocidade e indicando que estamos presos a uma superfície.

Alguns níveis em Severed Steel possuem um visual excêntrico e batidas eletrônicas que fazem o jogo rodar em perfeito sincronismo… 

Hud totalmente focada em não tirar sua atenção…

A quantidade de munição não é mostrada em números mas é localizada exatamente onde é a retícula da mira assim como o seu medidor de câmera lenta, minimizando qualquer distração já que no inicio desta review eu disse que SEVERED STEEL é um game onde não se pode piscar os olhos, então todo esse pequeno Hud está perfeitamente encaixado com a proposta de pensamento rápido do jogo, fazendo com que você tenha o mínimo de distrações possíveis.

Deu pra pegar esse Head Shot aí ? * Detalhe para a arma do inimigo voando…

Conclusão

Embora SEVERED STEEL deslize um pouco na questão de história, curto tempo de campanha, e uma oportunidade de deixar o jogo ainda melhor se tivessem mais chefes, podemos continuar jogando mesmo depois de zerar o game, pois é criado um new game + e uma serie de desafios que podem render um pouco mais caso você tenha gostado da campanha e quer continuar jogando. Os gráficos mesmo que simples não afetam em nenhum momento a jogatina e os efeitos sonoros são tão bons quanto a própria trilha sonora que por mais que pareça ser repetitiva, possui umas batidas eletrônicas que combinam perfeitamente com a dinâmica do jogo.

Para jogadores que gostam de desafios, o game entrega isso com maestria a um nível que pode gerar muito gamer over, mas o momento de satisfação que o game proporciona ultrapassa quaisquer sentimento de frustração, com projéteis voando por todo os lados, acrobacias no maior estilo Matrix, missões simples de serem executadas, sequencia de movimentos rápidos e em câmera lenta que vai fazer com que você faça umas gravações de vídeo para assistir depois fora da zona de perigo, e é isso SEVERED STEEL não é um jogo longo e ficamos totalmente por fora na questão da história mas da para entender que é uma experiência focada na gemplay e vou repetir mais uma vez, bastante satisfatória fazendo você se sentir…

SEVERED STEEL está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC .

A análise de Severed Steel foi escrita com base em uma cópia de Playstation 4 gentilmente cedida pela assessoria de imprensa do jogo.