Análise Breakout 13 (PC)

Breakout 13 e a culpa dos jogos eletrônicos em trágedias sociais

Sempre que alguma tragédia envolvendo crimes violentos entre crianças e adolescentes, o assunto sobre a relação entre jogos eletrônicos e crimes violentos vem a tona. No início do ano, no Brasil, o deputado Zé Trovão(PL-SC) pediu a suspensão de jogos violentos por 30 dias, em decorrência a um ataque com vítimas, a uma creche no estado de Santa Catarina. O presidente Luís Inácio Lula da Silva(PT-SP), também associou os jogos a onda de violência crescente entre jovens.

Entretanto, isto não é uma discussão apenas por aqui. Desde Mortal Kombat e Night Trap, os jogos passam por polêmicas, com o primeiro caso de repercussão mundial acontecendo no ataque a escola em Columbine, nos Estados Unidos.

Os jovens e adolescentes eram submetidos a uma rotina de vida militar
Os jovens e adolescentes eram submetidos a uma rotina de vida militar

O jogo Breakout 13 aborda este assunto com um enredo ambientado no sudeste asiático. Mas a história verdadeira por trás do jogo, existe e ocorreu(ocorre!) na China.

Choque de realidade

O médico psiquiatra Yang Yongxin acredita que o tratamento por eletrochoques convulsivos pode curar o vício de adolescentes por internet e video games. Ele iniciou seu estudo sobre o tema em 1999, quando seu filho passou a passar mais tempo jogando. Em 2006 ele começou a utilizar a terapia de eletrochoque e recebeu um prêmio um ano depois devido aos resultados de tal tratamento.

Durante muitos anos Yang sempre causou controvérsias com seus métodos e denúncias de pacientes sobre tortura e abusos, eram frequentes. Mesmo assim, pais continuavam a enviar seus filhos de forma forçada ao instituto de Yang.

A sala de tratamento de gratidão 13 é a sala onde eram aplicados eletrochoques nos adolescentes
A sala de tratamento de gratidão 13 é a sala onde eram aplicados eletrochoques nos adolescentes

Foi descoberto posteriormente que os jovens viviam em um ambiente de prisão e além de eletrochoques constantes, sofriam com castigos físicos e eram obrigados a ingerir medicações fortíssimas. Tudo isso resultou na proibição pelo governo chinês da prática de eletrochoque convulsivo. Todavia, Yang criou um novo método com pulso elétricos de baixa frequência que ainda é permitido pelo governo chinês.

Breakout 13

Breakout 13 é um jogo FMV(filme interativo) baseado em relatos e em acontecimentos ocorridos no Hospital psiquiátrico onde Yang era diretor. Foi desenvolvido pela ALT Lab, que lançou a primeira metade em 9 de janeiro de 2023, composta por 5 capítulos. Em 2 de fevereiro de 2023, foram disponibilizados mais 5 capítulos que concluem a história.

Zhang Yang é o protagonista
Zhang Yang é o protagonista

Em Breakout 13, Zhang Yang é um jovem protagonista, que é enviado por sua mãe ao hospital psiquiátrico para jovens viciados em internet e jogos eletrônicos, após ser expulso da escola por mau comportamento. O prólogo introduz as mecânicas básicas do jogo como escolhas, nível de afeto, áreas de point and click e Quick Time Events.

No jogo, o tratamento de eletrochoque é um mini game point and click onde a submissão ao médico é a chave
No jogo, o tratamento de eletrochoque é um mini game point and click onde a submissão ao médico é a chave

Zhang Yang precisa sobreviver a toda a opressão do hospital prisão enquanto lida com problemas com outros estudantes. Ele terá que fazer amigos, e para isso o equilíbrio nas escolhas é fundamental. Cada aluno tem uma personalidade diferente e as decisões precisam se adaptar a isso.

Quando comecei a jogar, não esperava muito, mas fui surpreendido com a quantidade de opções de escolha e com a relativa dificuldade do jogo. Sim, você pode cair em diversos Game Overs. Muitos são bem óbvios, mas alguns só ocorrem vários capítulos depois, a partir de escolhas feitas muito antes.

Caso seja necessário alterar uma escolha em capítulos anteriores, não se preocupe, não terá que jogar tudo novamente. Breakout 13 tem um sistema sensacional de tramas(plots). Basta voltar ao capítulo anterior, optar pela resposta correta e esperar o ponto de salvamento automático. Depois é só selecionar a trama do capítulo que estava quando recebeu game over. O jogo irá considerar suas escolhas anteriores até aquele ponto.

A tramas(plots) são um dos melhores sistemas que já vi em jogos do gênero
A tramas(plots) são um dos melhores sistemas que já vi em jogos do gênero

Prison Break juvenil

O jogo mostra os horrores do tratamento que o doutor Yang aplica aos jovens e neste contexto, existe uma grande revolta entre os pacientes. Alguns pagam propina aos guardas para terem privilégios. A corrupção e os castigos criam um ambiente onde o abuso físico existe não só por parte dos guardas, mas também entre os próprios internos.

Resisitir ao tratamento é uma opção, mas com consequências dolorosas
Resisitir ao tratamento é uma opção, mas com consequências dolorosas

Zhang Yang não vê outra saída a não ser fugir e pedir ajuda. Ele precisa elaborar um plano audacioso para enganar os guardas da instituição. Ele precisa conseguir aliados que facilite acesso a diferentes áreas da instituição. As tramas vão se ramificando a cada capítulo a partir da relação com cada estudante relevante. O jogo tem pelo menos 5 finais que são distribuídos entre todos os 10 capítulos.

Fazer aliados é a melhor opção
Fazer aliados é a melhor opção

A Culpa é de quem?

Breakout 13 é o melhor FMV que joguei recentemente. Trás a tona uma discussão atual e de maneira dura, aborda temas como bullying, abandono familiar, propagação de fake news e a relação entre pais e filhos na era digital. A atuação do elenco é muito boa -eu odeio o Dr. Yang, ótimo ator hahahaha- e o fato de cada escolha realmente afetar a história, cria uma imersão perfeita.

Informação e confiança são a chave no jogo
Informação e confiança são a chave no jogo

Após jogar todos os finais fiquei bem reflexivo e ao mesmo tempo triste, de como situações como estas ainda acontecem e não só isso, recebem apoio e são perpetuadas. Breakout 13 acerta em cheio no tom e nos questionamentos. Utiliza a dinâmica de pais e filhos para fazer importantes questionamentos. Seriam os jogos ou qualquer outra mídia digital o problema da violência juvenil? Ou será que vivemos em um período de pouca compreensão e diálogo? A culpa é de quem?

A dor e o medo são as ferramentas utilizadas para destruir os adolescentes psicologicamente
A dor e o medo são as ferramentas utilizadas para destruir os adolescentes psicologicamente

É mais fácil sempre encontrar um bode expiatório, do que procurar refletir nas reais motivações para o caos social que vem se instalando nos últimos anos, em várias partes do mundo. Em alguns lugares a culpa é dos imigrantes, em outros é da etnia das pessoas, em outros são dos jogos eletrônicos e em algum lugar, o responsável pode ser você.

Se você gosta de FMV, jogue Breakout 13.


Breakout 13 foi desenvolvido pela ALT Lab e está disponível para PC(Steam). A análise foi feita com base em uma cópia digital para PC adquirida pelo autor do texto.

 

João Ibarra
Sul-mato-grossense, mesmo, nunca teve console. Começou jogando no Super Nintendo na casa de amigos. Viveu a era de ouro das Lan Houses jogando CS 1.6 e NFS Underground. Analista de Sistemas, quase Engenheiro da Computação, vendeu a alma para a Steam, é grande fã das franquias Half Life e Max Payne.