5 Dicas para mandar muito bem na nova temporada de Hearthstone

Nova temporada de Hearthstone, Campos de Batalha, é um ótimo momento pra começar ou voltar para o jogo. Vejam nossas dicas para mandar bem!

Campos de Batalha Hearthstone

A temporada de férias chegou também nos Campos de Batalha do Hearthstone!

A oitava temporada dessa modalidade trouxe novas mecânicas que mudaram bastante a forma de jogar. Como um ex grande jogador (pelo menos na minha cabeça), voltei as batalhas e rapidamente subi no ranking e passarei 5 dicas para quem deseja chegar facilmente acima do nível 5000.

Vamos começar

Primeiro vamos explicar o que é o Campo de Batalhas. O jeito mais fácil é falar que é um autochess. Mas acredito que assim muitos não entenderão. Então vamos lá, aqui você controla o seu “exército” ou “bando” que estará na mesa. A cada turno você pode comprar cartas para esse bando ou evoluir a taverna para poder receber lacaios mais poderosos.

Os lacaios tem sua força de ataque e vida, mas a grande força do seu exército está no que eles podem fazer combinados. Durante a partida você enfrenta 7 jogadores, mas apenas um de cada vez e de forma aleatória. Aliás essa é a grande graça do jogo, assim como truco ou poker, o jogador não depende somente da habilidade, precisa ter alguma sorte para a taverna (ou a mesa) oferecer boas cartas.

Essa aleatoriedade se dá desde o momento inicial da partida onde você escolhe um Herói (o comandante do seu exército). Cada um tem algum poder, o que já estamos acostumados em jogos como Dota, Overwatch, LoL e etc… Mas essas escolhas são limitadas a apenas duas ou quatro, caso você tenha o passe de temporada. Durante a partida é importante notar que existem tribos como Feras, Mecanoides, Nagas, Elementais, Mortos Vivos, Demônios e Dragões e que, normalmente, os lacaios da mesma tribo tem interações poderosas.

Escolha inicial de heróis
Com qual vamos?

No fim da partida “vence” quem fica entre as quatro primeiras posições e “perde” quem fica do quinto ao oitavo. Para quem é bastante competitivo, é sempre importante ficar em primeiro, mas saiba que você ganhará algumas posições no ranking caso “vença” em outras posições.

Nessa temporada temos ainda uma novidade, os berloques! Esses itens carregam grandes poderes e o jogador terá opção de escolher inferiores e superiores em rodadas específicas. Fique atento para escolher algo que combine com seu herói e seu exército. Uma escolha bem feita de berloque em Campos de Batalha pode mudar totalmente a forma como você está jogando.

Agora que já sabemos o básico vamos paras as dicas!

1 – Tempo

No início do jogo você receberá lacaios muito fracos. Isso é tranquilo pois seus adversários também só terão essas opções. É importante saber dividir o seu ouro entre comprar lacaios e aprimorar a taverna (para aparecer lacaios melhores). Jogadores que vão com muita sede ao pote e evoluem muito rápido, tendem a apanhar bastante nas primeiras rodadas e não conseguem chegar ao fim da partida.

Um boa métrica é ficar olhando como os adversários estão evoluindo e tentar formar um bom exército. Se atrasar muito na evolução pode ser um problema no fim do jogo, mas ainda sim, quem chega a essa etapa tem boas chances de ficar entre os quatro primeiros.

Mesa do campos de batalha. Passe de Temporada dos Campos de Batalha de Perigos no Paraíso - Hearthstone
Garantir uma boa mesa no inicio te dará força pra ir longe

2 – Economia

Tente aproveitar o máximo possível o seu ouro. Parece básico, mas desperdiçar uma ou duas moedas de ouro em um turno pode fazer muita diferença na sua progressão. No início você tem apenas 3 moedas e essa quantidade vai aumentando em uma unidade por turno. No primeiro o que você precisa fazer (em quase 100% dos casos) é comprar um lacaio. Se você roletar a taverna, não sobrará o suficiente para você comprar alguém pro seu exército.

No segundo, já com 4 moedas, o mais provável é que o ideal seja aprimorar a taverna, já que custa o mesmo valor. Apenas alguns Heróis tem poderes que valem uma estratégia diferente em Campos de Batalha. Em turnos mais avançados pense sempre se vale gastar ouro procurando um card específico ou gastar comprando a melhor opção de lacaio disponível. Caso você não tenha moedas suficiente pra comprar um efeito ou comprar um lacaio, rolete, as vezes alguma opção melhor aparecerá e você pode comprar no próximo turno.

3 – Flexibilidade

É muito comum você ter alguma classe preferida. Eu mesmo me dou muito bem com Mecs e Elementais. Mas isso não quer dizer que você deve buscar essas classes. Como o jogo oferece cartas aleatórias, não fique forçando uma composição só por você gostar mais. Se a melhor opção seja piratas ou demônios, pegue! Arriscar em classes novas te dará experiência até pra entender como os adversários estão jogando.

A mesma ideia vale pra progressão. Pode ser que você consiga boas cartas de determinada classes no começo do jogo, mas não delimite nesse momento sua estratégia, esteja sempre com a cabeça aberta pra mudar pra outras composições caso apareçam na taverna. Saber a hora certa pra mudar de estratégia pode ser a chave do sucesso.

Um exemplo de herói pouco flexível. Passe de Temporada dos Campos de Batalha de Perigos no Paraíso - Hearthstone
A Milévola Manavento é um exemplo de Herói pouco flexível

4 – Evite Heróis Pouco Flexíveis

É quase uma continuação do tópico anterior. Alguns heróis em Campos de Batalha são feitos pra jogar com determinadas classes e isso normalmente é ruim! Apesar de facilitar muito pra quem é iniciante, pode acontecer simplesmente de não vir lacaios da classe que você precisa e não sobrar muito o que você fazer além de correr atrás dos adversários que pegaram heróis com poderes melhores.

5 – Tentar Ficar em Primeiro!

Sei que isso vai contra o que disse até aqui. O ideal é ficar pelo menos entre os quatro, mas conseguiu? Vamos lá tentar realmente ganhar a partida. Na fase final, além de ter um exército forte, é importante entender como estão jogando os adversários. Atualmente o próprio Hearthstone te da da alguns dados como qual será o próximo desafiante, em que nível de taverna ele está, quantas trincas ele fez e qual é a classe predominante.

Informações fornecidas pelo jogo sobre o adversário. Passe de Temporada dos Campos de Batalha de Perigos no Paraíso - Hearthstone
As informações fornecidas pelo jogo ajudam muito

Com essas informações você pode ir pensando o seu jogo. Algumas táticas são facilmente “dribladas”. Se seu inimigo tem lacaios com muita defesa, será legal usar lacaios com peçonhentos, se ele tem escudo divino, coloque seu lacaio mais fraco de ataque primeiro. São coisas que podem parecer complicadas para um iniciante, mas fique tranquilo que você aprenderá com facilidade.

O jogo também te força a ter uma boa memória para lembrar como era a composição do exército inimigo. Eu quebrava a minha cabeça pra memorizar essas informações até conhecer um programa que faz isso pra você. Procure o app Hearthstone Deck Tracker, ele tem algumas funcionalidades gratuitas que te ajudará muito! A principal, nesse modo, é ‘salvar” a formação dos adversários que você já enfrentou. Que fique claro que não é nenhuma trapaça e você não terá acesso a nada que o próprio jogo já tenha mostrado, mas ajudará muito a quem, assim como eu, não é tão bom de memória.

Primeiro lugar! Passe de Temporada dos Campos de Batalha de Perigos no Paraíso - Hearthstone

Bom chegar nessa altura do ranking realmente não é tão difícil, e se manter? Te digo que é tão fácil quanto, somente com essas dicas básicas e a sua própria experiência já serão suficiente. Mas e ir pro topo? Te digo que se você quer se tornar um jogador hardcore, participar de competições aí não te jeito. Precisa procurar estatísticas e estudar mais a fundo o jogo. E é um estudo constante pois a cada temporada ou mesmo uma atualização esses dados podem mudar muito. Mas como em qualquer jogo online, é possível se divertir muito sem ser profissional, certo?

Foi muito divertido voltar a jogar Campos de Batalha, recebemos um passe de temporada da Blizzard para conhecer a funda essa edição, mas recomendo a todos que gostem desse estilo de jogo testar até mesmo de forma gratuita. Diferente de alguns jogos online, o passe não traz grandes vantagens sobre os demais jogadores. O passe de temporada, aliado ao seu desempenho, abre diversas opções estéticas, seja de skin ou expressões, mas que não fará um jogador melhor ou pior. A única exceção fica a já mencionada escolha de Heróis ao início do jogo.


Esse artigo sobre o Passe de Temporada dos Campos de Batalha de Perigos no Paraíso, de Hearthstone foi escrito através de uma cópia de PC gentilmente cedida pela assessoria de imprensa do game.