Análise Undisputed (PlayStation 5)

Undisputed é um deleite para os verdadeiros fãs de boxe, mesmo que ainda tenha alguns pequenos problemas de otimização.

Undisputed

Quando a EA lançou o excelente Fight Night Champion em 2011 os fãs de jogos de boxe não imaginavam que esse seria o último título com lutadores licenciados e mecânicas de movimentação e combate realistas pelos próximos 13 anos. O lançamento de Undisputed encerra essa carência de uma forma muito mais positiva do que eu, sinceramente, esperava.

Desenvolvido pela Steel City Interactive e publicado pela Deep Silver, Undisputed estará disponível para PC, PlayStation 5 e Xbox Series no dia 11 de outubro de 2024 e para os entusiastas que adquirirem a WBC Deluxe Edition a partir do dia 08. Além do acesso antecipado de 3 dias, essa versão vem com lutadores exclusivos como Jaime Munguia, Regis Prograis, Jesse Rodriguez, Dmitry Bivol, Caleb Plant e Julio Cesar Chavez, e alguns itens cosméticos.

Por falar em entusiastas e acesso antecipado, Undisputed não é exatamente uma surpresa para esse tipo de fã, já que ele esteve disponível em early access na Steam desde janeiro de 2023.

Eu não sou jogador de PC, então não participei dessa festa, mas acompanhei de perto entrevistas e updates do canal oficial do game, críticas especializadas da mídia e de outros jogadores, além de inúmeros vídeos de gameplay, já que sou muito fã do esporte em si e queria entender como um estúdio novato conseguiria entregar tudo que eles prometiam: uma experiência de luta mais técnica possível, mas ainda assim divertida.

Undisputed

A história da própria Steel City Interactive ajuda a entender o amor por trás do projeto que veio a se tornar Undisputed. Em 2020, Ash Habib, que trabalhava há anos como chefe de produtividade em uma empresa de TI em Sheffield, Inglaterra, largou seu emprego para, junto com os irmãos Asif e Asad, criar um jogo de boxe aos moldes da série Fight Night, já que nenhuma empresa parecia interessada em fazer isso.

O detalhe é que, exceto por Asad, nenhum dos irmãos possuia experiência com desenvolvimento de jogos, mas os três tinham algo em comum: eles eram apaixonados por boxe.

E essa paixão era tão palpável, e o trabalho desenvolvido tão interessante, que o projeto cresceu (e a equipe também) e atraiu diversos nomes interessados em participar de Undisputed: desde lutadores lendários como Roy Jones Jr. e Julio Cesar Chávez, até campeões — e ex-campeões — em atividade, como Oleksandr Usyk, Tyson Fury, Deontay Wilder e Katie Taylor, além de conselhos e federações como a WBC, IBF, WBO e a British Boxing Board of Control e revistas especializadas como a The Ring Magazine.

Deontay Wilder

E por último, mas não menos importante, uma parceria com a Riyadh Season, empresa saudita responsável e reconhecida por alguns dos maiores eventos esportivos recentes desde de Campeonatos de Futebol, Corridas de Formula 1 e eventos como o Noche UFC,  mas também por, praticamente, reinventar 0 boxe como esporte.

Turki Alalshikh, conselheiro da Corte Real e atual presidente da Autoridade Geral de Entretenimento da Arábia Saudita, ressaltou que participar de Undisputed foi “um passo inovador para promover o entretenimento e oferecer ao público a oportunidade de experimentar o boxe por meio de jogos interativos”.

Se você não tem familiaridade com Sua Excelência, você vai conhece-lo se conseguir unificar todos os cinturões no Modo Carreira, mas saiba que, basicamente, ele é o homem do dinheiro no mundo real do boxe — e desconfio que aqui também.

Turki Alalshikh

Mas, antes que o fã de boxe em mim transforme esse review em uma história do esporte, deixa eu retomar o fio da meada e voltar a falar sobre Undisputed.

Lutadores

Obviamente ajuda Undisputed não ter concorrência, mas o elenco de lutadores licenciados é o maior dentre qualquer jogo de boxe já lançado até então, com 70 lutadores divididos em 8 categorias: Peso Galo, Peso Pena, Peso Leve, Peso Meio-Médio, Peso Médio, Peso Meio-Pesado, Peso Cruzado e Peso Pesado.

Para critérios de comparação, Fight Night Champion tinha 50 lutadores no seu lançamento.

Dentre os homens, lendas do passado e do presente e de várias nacionalidades dividem o roster como Muhammad Ali, Rocky Marciano, Joe Luis, Floyd Patterson, Sugar Ray Robinson, Sugar Ray Leonard, Larry Holmes, Tommy Morrison, Roy Jones Jr, Joe Calzaghe, Frank Bruno, Riddick Bowe, Joe Frazier, os já citados Oleksandr Usyk, Tyson Fury e Deontay Wilder,  Sunny Edwards, Canelo Alvarez (capa da versão básica jogo), Eddie Hall, Patrick Rokohl, Dmitry Bivol,  Sergio Martinez, Amir Khan, Carl Froch, Daniel Jacobs, Jaime Munguía, Conor Benn, Terence Crawford, Ricky Harron, Arturo Gatti, Vasilii Lomachenko, Jorge Linares, Micky Ward, Xu Can.

"I'm feel, I'm very very very feel"

Já entre as mulheres, o número de pugilistas é menor, mas grandes boxeadoras como Claressa Shields, Katie Taylor, Jessica Mccaskill, Natasha Jonas, Terry Harpers, Alicia Napoleon, Seniesa Esrada, Delfine Persoon, Heather Hardy, Ebanie Bridges e  Jelena Mrdjenovich estão presentes.

É um elenco bastante substancial, mas claro, algumas ausências são notáveis como Mike Tyson, Floyd Mayweather Jr., Acelino “Popó” Freitas, Manny Pacquiao, Willie Pep, Lennox Lewis e Anthony Joshua. Não fica claro se esses lutadores não estão no game por questões financeiras ou se eles serão adicionados em futuras expansões. Seja um ou outro caso, é uma pena.

Undisputed

Mas, mesmo que a quantidade seja impressionante para qualquer fã, é a qualidade de criação dos personagens que faz a diferença. Os lutadores se movimentam exatamente como as suas contrapartes na vida real.

Por exemplo, é absolutamente de cair o queixo como Tyson Fury com sua envergadura, tamanho gigantesco e estilo pouco ortodoxo de movimentação dança pelo ringue e dispara seus longos jabs e diretos.

É muito clichê, mas Undisputed faz você se sentir o próprio Gypsy King. E isso vale para todos os pugilistas.

Tyson Fury

Modos de jogo e gerenciamento

Existem 4 modos de jogo: Jogo Rápido, Online, Lutas Prêmio e Carreira.

O modo Jogo Rápido pode ser jogado contra a inteligência artificial do game, que pode ser ajustada para uma experiência mais simples e fácil ou aumentada ao máximo, transformando o game quase em um simulador. Esse modo também pode ser jogado em um sistema versus local, com dois controles.

Essa é uma porção incrível de Undisputed porque é possível recriar grandes combates como Joe Frazier vs. Muhammad Ali, Deontay Wilder vs. Tyson Fury, Arturo Gatti vs. Micky Ward e Tyson Fury vs. Wladimir Klitschko ou inventar lutas que nunca viram a luz do dia, mas que você sempre quis assistir.

Undisputed

Em relação ao modo Online, por estar jogando uma versão de acesso antecipado consegui jogar apenas uma partida multiplayer com criação de lobby e convite, já as partidas rankeadas e lutas rápidas online só estarão disponíveis no lançamento. Apesar de serem de certa forma uma porção online do jogo, as Lutas Prêmio são eventos diários de tentativa única em que os boxeadores são pré-escolhidos com dificuldades e objetivos diferentes para cada uma das três disponíveis todos os dias.

Já o modo Carreira é dividido em duas opções: a Carreira Normal, em que você cria um boxeador do zero e tenta ser campeão em todos os níveis — Nacional, Continental e Mundial — em todas as federações — WBC, IBF, WBO e SCI (Federação fictícia da própria desenvolvedora) — e a Carreira Licenciada, em que você pode escolher um dos seus lutadores famosos preferidos para fazer isso.

A Carreira é bem extensa, com mais ou menos entre 50 a 54 lutas para chegar ao topo dela, mas além das lutas avançar nela envolve vários pequenos mini games de gerenciamento bem interessantes — e muito simples — que contribuem para a imersão.

Seu lutador precisa escolher um Técnico, Empresário e um Cutman, gerenciar a renegociação dos seus contratos de tempos em tempos, ou mesmo os despedir se eles não estiverem alcançando os resultados esperados.

Técnicos em Undisputed

Melhorar os status de um Técnico vai lhe conceder alguns bônus passivos de treinamento, enquanto um bom Cutman cuida dos seus ferimentos durante as lutas e aumenta a resistência a cortes e inchaços. Já um bom Empresário é responsável pela taxa de sucesso de negociação de lutas — o que pode render mais dinheiro e fama para o seu personagem, que por consequência lhe permitirão treinar em academias mais caras, onde o risco de lesão é menor e o rendimento e variedade de exercícios é melhor.

Após uma luta casada você precisa treinar para ela, onde mais um desses jogos de gerenciamento vão entrar em ação.

Existem três pontos principais em que é preciso ficar de olho durante os treinos: Energia, Peso e Maestria de Luta. Cada atividade realizada nos treinos (uma atividade = uma semana) aumenta ou diminui um desses status e é preciso balancear esses pontos. Por exemplo, pular corda gera bônus de velocidade de movimentação, melhora sua estamina e até faz seu lutador perder Peso, mas pode reduzir também sua Energia e a sua Maestria.

Mini games para levantar depois de um knock down

É possível escolher manualmente as quantidades de semanas de treinamento para cada luta, mas o padrão no início da carreira são 4 semanas, depois 8 e por fim 10. Quanto mais avançar nos rankings mais complexos os oponentes irão ficar, então é necessário gerenciar cada semana muito bem para não chegar na data da luta com lesões, com pouca estamina ou com treinamento abaixo do recomendado. Além disso, as atividades de mídia aumentam quanto mais famoso você fica — e cada um desses compromissos também consome uma semana preciosa do seu camp.

O mais interessante é que, mesmo não sendo um grande apreciador de jogos de gerenciamento, essa parte de Undisputed é tão vital para o sucesso da porção combate (e ajuda ela ser tão didática), que me peguei várias vezes passando mais tempo pensando e criando estratégias para o meu boneco do que lutando em si. Por outro lado, alguns dos nocautes mais rápidos que tive foi quando o meu camp foi perfeito e em outras vezes em que as lutas se arrastaram foram reflexo de um treinamento mal feito.

Gerenciamento em Undisputed

Criador de personagem

Undisputed tem um criador de personagem bastante completo e é possível moldar o seu avatar ao seu gosto, desde as escolhas mais básicas como postura ortodoxa ou canhota, passando pelo estilo de bloqueio, seja ele tradicional, braços cruzados ou Philly Shell até detalhes mais refinados como o estilo dos socos. E foi essa última parte a que mais me surpreendeu positivamente.

Dentre os estilos disponíveis estão o tradicional, Philly Shell, Peek-a-boo, e estilos únicos que mimetizam lutadores famosos como Muhammad Ali, Oleksandr Usyk, Deontay Wilder, Roy Jones Jr, Sunny Edwards, Canelo, Joe Frazier, Tyson Fury, Tommy Morrison, Joe Calzaghe, Floyd Patterson e os estilos Old School das décadas de 30, 40 e 50. Para quem é fã de boxe isso é um detalhe que faz toda a diferença.

Para a customização de atributos como saúde, estamina, agilidade, guarda, coragem, poder de jabs, ganchos, uppercuts, diretos etc. você ganha 300 pontos para distribuir da forma que quiser. Além disso também é possível diminuir os pontos de um atributo pré-definido e usar em outro que tenha mais preferência ou maior deficiência. Eu, por exemplo, uso mais ganchos do que diretos nas minhas combinações, dessa forma peguei uma parte dos pontos do atributo que quase não usaria e coloquei no que me fez levar vários adversários à lona rapidamente.

Atributos - Undisputed

Para complementar a criação de personagem existem os Traços, uma variedade de características passivas — que podem ser positivas ou ter algumas contrapartidas negativas — e que podem ser equipadas a qualquer momento.

Por exemplo, existem atributos que aumentam o dano causado por socos no corpo em 5%, já outros reduzem o risco de o árbitro interromper a luta por cortes em 25%, mas aumentam a possibilidades de eles acontecerem em 10%, enquanto outros aumentam o dano de todos os socos em 10%, mas diminuem a precisão deles em 5%.

A quantidade de Traços é satisfatória e eles são uma ferramenta poderosa de aumentar sua vantagem em lutas contra adversários mais complexos.

Cinturão WBO

Quase tudo são flores, mas nem tudo

Se você chegou até aqui já deve ter percebido que gostei muito de Undisputed, mas até que ponto eu realmente gostei do jogo pelo jogo ou o fã de boxe em mim só está feliz de ter um game licenciado depois de mais de uma década de espera?

Confesso que é bem difícil separar esses dois sentimentos e, de certa forma, acho que eu não deveria fazer isso.

É preciso levar em consideração que esse é o primeiro jogo da Steel City Interactive e considero eles fizeram um trabalho fenomenal. Atribuo muito das melhorias aos feedbacks dos fãs durante o early access, que ajudaram a desenvolvedora a refinar alguns detalhes dos combates e balanceamento dos atletas.

Undisputed - Canelo

Mas existem algumas coisas que ainda precisam de melhorias como uma localização, pelo menos de legendas, para português do Brasil, correção de alguns bugs visuais, correção de travamentos momentâneos nos menus de resultados após as lutas e a inserção de mais diálogos dos comentaristas Todd Grisham, Johnny Nelson, Jimmy Lennon Jr. e Dave Coldwell, pelo amor de Deus. Com todos os elementos de imersão que o jogo tem é uma atrocidade que os comentários sejam basicamente os mesmos em todas as lutas.

Não vou nem entrar no detalhe dos visuais dos bonecos da plateia porque já aceitei que todo jogo de esporte vai deixar a desejar nesse ponto e também porque dá para escolher a densidade da audiência em 0%. É triste ver Saúl “Canelo” Álvarez lutar sem plateia? É, mas também é menos agressivo aos olhos porque pensa uma plateia deformada.

Resumindo, Undisputed é em suma um jogo feito por fãs para fãs — e de novo sei que estou soando clichê, mas é a mais pura verdade — contudo, o fã nunca vai ficar 100% satisfeito. E eu me incluo nessa. Sai muito satisfeito, mas não totalmente.

Undisputed - The Bronze Bomber


A análise de Undisputed foi escrita através de uma cópia de PlayStation 5 gentilmente cedida pela assessoria de imprensa do jogo.

Papai Platina
(Pouco) conhecido como Willian. Marido, pai de três filhos maravilhosos, fã de Stephen King, filmes toscos e trophy hunter nas horas vagas. No Twitter como @papaiplatina e willianmarques na PSN.