Análise A Twisted Path to Renown (PC Early Access)

Em A Twisted Path to Renown, jogo de tiro de extração da Game Labs, o Velho Oeste promete miséria ou riqueza a depender da sua persistência.

twisted_path_renown_capa

Meu interesse por A Twisted Path to Renown foi despertado quando procurei por jogos de sobrevivência no velho oeste, já que sou fã de Hunt: Showdown e DayZ e a premissa do jogo de extração da desenvolvedora ucraniana Game Labs não decepcionou: você é um pistoleiro que precisa explorar um mapa amplo (aproximadamente 8 km²) e inóspito em busca disso mesmo que você imaginou: renome. Assim como falar é mais fácil do que fazer, entrar em uma incursão atrás de itens, caça ou de outros jogadores é a parte simples porque difícil mesmo é sair vivo dela.

Escape from Arizona

Para deixar claro, apesar da minha busca inicial ter se baseado nos jogos da Crytek e Bohemia Interactive, A Twisted Path to Renown é bem mais parecido com o jogo de extração hardcore da desenvolvedora russa Battlesate Games, Escape From Tarkov do que daqueles outros dois. Isso porque, apesar de ter um sistema de sobrevivência mais próximo do DayZ que inclui sede e fome, por exemplo, o sistema de extração e de saúde (cada membro do seu corpo possui pontos de saúde) são muito mais próximos do Tarkov, ao ponto de transformar a saída das partidas em um desafio constante já que seu pistoleiro possui apenas uma vida e tudo o que estiver com ele será perdido caso morra. Mesmo assim, esse faroeste facilita um pouco a vida do jogador (só um pouco) ao adicionar um mapa que pode ser consultado a qualquer momento durante a partida, só não vá pensando que a sua posição sempre será mostrada no mapa pois o máximo de dados que temos ao iniciar uma partida é onde nosso boneco “nasce” e qualquer outra informação precisa ser aprendida jogando.

twisted_path_renown_pistoleira
Minha pistoleira mais renomada

O jogo funciona com níveis, tal qual o shooter russo e mesmo que você não consiga extrair vivo, irá ganhar um pouco de renome conforme suas ações nas florestas do Arizona e também de modo similar, pode completar missões para alguns personagens que aparecem nos menus e estão especializados em diferentes atividades: caça, mineração, fabricação de armas, modificação de armas, caçadores de recompensa, etc. Completar essas atividades irá garantir dinheiro e itens que podem ser úteis na sua próxima incursão, sendo esse o objetivo final: entrar na incursão o mais preparado possível para sair vivo dela.

Fora das incursões, há uma imensa quantidade de itens pra gerenciar, criar e vários sistemas de compra, venda e reparo de equipamentos que pode ser bastante intimidados para aqueles que querem apenas dar uns tiros e passar por uma aventura no velho oeste. Muito do que está lá é até um pouco difícil de entender sem precisar consultar fóruns, canal de discord e similares mas, se você é o tipo de pessoa que se atrai exatamente por esse nível de profundidade, sei que não vai reclamar de aprender cada nuance existente nesses menus e sistemas. Eu sei que eu não dou conta dessa quantidade de informação e prefiro comprar munição do que organizar material pra fabricar por conta própria. Ainda assim, ter opção é bem melhor do que não ter.

twisted_path_renown_pistoleira_scope
Sim, eu perdi essa arma porque não sabia como extrair =(

Perigo moderado

Diferentemente de Hunt: Showdown e DayZ, não há qualquer elemento sobrenatural em A Twisted Path to Renown. Nenhum zumbi ou bruxa rondam o mapa, o que torna a nossa travessia mais confortável mas também um pouco mais monótona, já que precisamos ir procurar os perigos que estamos dispostos a enfrentar – exceto no caso dos outros jogadores, mas já falo sobre isso. Os caçadores disponíveis de início possuem nível bem baixo com algumas desvantagens, inclusive, mas sendo gratuitos, não custa nada entrar no mapa para aprender uma coisa ou outra, algo absolutamente necessário e inescapável porque as suas primeiras 10 ou 12 incursões servirão basicamente para aprender a se localizar no cenário. Alguns macetes vêm a calhar durante o “passeio” pelas planícies. Saber a localização de uma montanha nevada ou de que lado do rio você está é crucial para poder usar o mapa e a bússola disponíveis no menu do jogo porque não importa o quanto estejamos bem em dado momento da partida, sempre iremos precisar extrair e as saídas não são tão fáceis de encontrar como no jogo da Crytek.

twisted_path_renown_dor
Imagem de dor e sofrimento.

Toda informação obtida na partida é útil, a começar pela posição dos outros jogadores que você saberá assim que o primeiro tiro for disparado. O jogo faz um bom trabalho com o áudio direcional e portanto não é difícil saber de onde vem o ruído de passos, grito de animais e bandidos. Difícil mesmo é conseguir discernir o contorno dos inimigos quando as balas começam a voar, especialmente quando somos atingidos. O sistema de saúde complexo significa que cada dano sofrido em determinada parte do corpo terá um efeito sobre nosso personagem: levou um tiro na mão ou no braço? Então agora mirar a arma causa dor e tremedeira, o que torna o combate mais difícil. Foi atingido na perna? Boa sorte com a sua mobilidade reduzida. Outros elementos também entram em conta, como as já citadas, fome e sede. Desidratação faz seu personagem sentir muita dor e perder energia rapidamente, por exemplo.

Há itens de cura e frutas comestíveis espalhados pelo mapa e você também pode levá-los para as incursões por conta própria.

Estado do jogo

Eu joguei A Twisted Path to Renown durante o período de acesso antecipado, o que significa que ele possui algumas limitações e problemas como uma missão que não se completa mesmo tendo atingido os requisitos e a disponibilidade de apenas um mapa até agora. Mesmo assim, o jogo está rodando bem e não passei por nenhum travamento nas mais de 15 horas que joguei até aqui. No entanto, se você não tem por hábito testar jogos nesse estágio de desenvolvimento ou exige o máximo de polimento e refinamento nos jogos que coloca pra rodar no seu computador, a movimentação um pouco estranha e o design de som meio cru poderão não te agradar. Uma coisa que eu ainda não me acostumei totalmente nos jogos de PC e que aqui parece ainda não estar totalmente pronto, é o sistema de inventário pois ele não permite substituir um item por outro apenas ao arrastá-los: é preciso descartar um para equipar o outro e isso fica um pouco cansativo quando é preciso preparar um novo pistoleiro para entrar no mapa já que convém substituir as roupas gastas por novas ou elas podem ser destruídas durante a partida e os itens que estiverem nelas também. Ainda assim, eu acredito que A Twisted Path To Renown tem seu público e os jogadores que, assim como eu, gostam desse tipo de jogo, conseguirão contornar esses detalhes e se divertir. Escolha bem suas armas, leve um item de cura e vá atrás de construir um nome po seu pistoleiro.

twisted_path_renown_extração
Finalmente consegui extrair!

Um detalhe: eu não joguei com ninguém, apesar de ser possível convidar até 4 amigos para formar um grupo.

Então, se você gosta daqueles jogos que eu mencionei mas quer algo diferente para sair da rotina, veja alguns vídeos depois de ler esse texto e pode ser que o caubói tarkov seja exatamente aquilo que você estava procurando.


Essa análise de A Twisted Path to Renown foi escrita graças a uma cópia digital do jogo gentilmente cedida pela assessoria de imprensa do jogo.

Diego Matias
Além dos reviews, escrevo no Riffs & Solos e faço vídeos com meu irmão no canal SuperContra. Passa lá!