Análise de Far Cry 3
Está indeciso sobre o novo Far Cry 5? Mas e que tal revisitar um dos melhores jogos da franquia, confira nossa análise de Far Cry 3 e saiba se vale a pena jogar o título ainda em 2018 e tire suas conclusões.
Nesta análise você vai conferir sobre o jogo Far Cry 3, que apesar de ser o terceiro de uma série de jogos, você pode sem problemas jogá-lo sem antes ter conferido os jogos já lançados.
Essa análise foi criada com base na versão para PC nos requerimentos mais do que recomendados, porém só alguns fatos técnicos podem se diferenciar já que a história e o jogo em si são os mesmos para todas plataformas.
Enredo de Far Cry 3
No jogo você controla Jason Brody, um jovem dos EUA que foi passar férias com seus irmãos, namorada e amigos em uma ilha paradisíaca, tudo está indo muito bem até que eles descobrem, da pior forma possível, que o lugar está tomado por facções criminosas.
Separado de todos, Jason agora tem que aprender a se virar e a usar armas para poder salvar seus entes queridos. Você vai testemunhar e sentir na pele as mudanças na vida desse rapaz.
Em Far Cry 3 você vai encontrar alguns vilões interessantes, mas o que mais impressiona é o que acontece com Jason, todas essas mudanças que ele passa e o que muda na mente e comportamento dele.
O jogo possui 2 finais, você vai poder fazer uma escolha muito importante no final que vai te levar a futuros distintos, algumas mudanças podem ser provocadas também ao longo do jogo de acordo com escolhas que você faz.
Muitos jogadores, assim como eu, acreditam que Far Cry 3 merecia um terceiro final.
Jogabilidade legal com seus defeitos
Controlar o personagem e interagir com o mundo de Far Cry 3 é bem simples e direto, você não vai ter muitas dificuldades para entender como tudo funciona.
Você joga em um mundo aberto e tem liberdade para fazer as missões que quiser no momento que quiser, para a história são apresentados alguns videoclipes e antes de acessar a maioria você tem que esperar uma tela de carregamento, mas durante a visita de lugares no mapa isso não acontece.
Alguns problemas acontecem quando está carregando o jogo, pode ser que demore tanto que parece estar paralisado, em alguns momentos são quase 10 minutos esperando, clicar em alguma tecla durante o carregamento não é uma boa ideia também.
Durante a gameplay aconteceu alguns bugs também, como os travamentos quando vai abrir uma porta ou quando o personagem fica preso no cenário, pode ser que você passe raiva por alguns momentos, mas nada que prejudique totalmente sua experiência com o jogo.
Missões, automóveis e armas
No início do jogo você vai se sentir muito empolgado com Far Cry 3, são diversas missões extras que você pode completar para ganhar dinheiro para melhorar suas armas, no jogo você pode desbloquear armas ou compra-las com dinheiro encontrado ou recebido por missões.
É até possível caçar animais selvagens e colher plantas medicinais para você criar remédios e amplificadores de habilidades, com a coleta de material e abate de animais você pode melhorar alguns aspectos como o tamanho da sua mochila de itens.
As missões podem ser visualizadas nas partes do enorme mapa que você já explorou, existem vários tipos como assassinar algum alvo, fazer entregas antes do tempo estipulado ou detonar completamente uma base adversária.
Ao longo da ilha você vai poder dirigir qualquer meio de transporte que encontrar, são carros, quadriciclos, triciclos, motos, asas-deltas, lanchas e motos aquáticas.
As mais usadas armas em jogos estão no Far Cry 3, é possível pegar armas e munição dos inimigos abatidos, desbloquear armas por missões ou comprar.
Algumas armas especiais também podem ser usadas como lança-chamas, minas terrestres e até mesmo um arco moderno, você pode usar flechas criadas por você mesmo, porém o manejo com o arco não é fácil e tão prático como deveria ser.
A grande maioria das armas podem ser aprimoradas conforme seu modelo, você pode adicionar mira laser, um pente maior, silenciador e várias outras facilidades.
Paisagem, mapas e NPCs
A paisagem de Far Cry 3 é muito bonita, se você é do tipo que gosta de criar mapas, poderá usar o construtor de mapas do jogo e jogar no modo multiplayer com ele.
A região de exploração é muito grande, para facilitar sua movimentação há pontos inimigos que você pode capturar, depois disso você pode usar a viagem rápida para esses locais e fazer manutenção de seus itens.
Há também espaço para os jogadores que gostam de fazer coleção, em Far Cry 3 você vai poder coletar relíquias perdidas e caixas de espólios, você pode até comprar com o dinheiro do jogo alguns mapas que mostram onde achar esses tesouros.
Far Cry 3 tem muitas missões alternativas, muitas são bem repetitivas e a longo prazo podem cansar, mesmo depois que você zera o jogo é possível continuar a explorar o mundo.
Os NPCs do Far Cry 3 não são tão geniais assim, você com o tempo vai perceber falas muito repetitivas e artificiais, assim como também a forma como o inimigo age.
Para um desafio maior recomendo jogar em um nível de dificuldade mais avançado, assim você pode realmente dar mais valor para a estratégia nas batalhas, é possível executar movimentos na surdina para evitar sua morte certa.
O seu personagem pode também adquirir melhores habilidades em termos de caça, sobrevivência e variados, você receberá pontos conforme vai o evoluindo, quanto mais você jogar, mais pontos ganha.
Emoções
Jogando Far Cry 3 você vai sentir vários tipos de emoções, raiva pelos atos dos vilões, adrenalina ao correr em alta velocidade enquanto te perseguem, alegria ao descarregar toda a munição de uma metralhadora nos adversários e indecisão quando tem que fazer alguma escolha.
Uma característica marcante na história principal do jogo são os momentos em que o personagem fica drogado, ele entra em um mundo alternativo cheio de ilusões e são nesses momentos que você encontra todos os conflitos emocionais que ele está passando no momento.
Em um determinado ponto você chega até mesmo a enfrentar um chefão monstro como se estivesse em um jogo de fantasia, são essas pequenas mudanças que deixam o jogo menos repetitivo na história principal.
Ainda se tratando do aspecto mais místico no jogo, você vai encontrar alguns elementos de mundos desconhecidos ao visitar construções antigas com totens e objetos com poderes misteriosos, em alguns momentos você pode se sentir a Lara Croft explorando tumbas.
Para visualizar regiões do mapa, você pode escalar uma torre de rádio e mexer com os seus circuitos, são várias espalhadas pela ilha de Far Cry 3 e a cada uma você vai enfrentar um desafio, dá muita aflição e medo de cair das torres depois de passar um tempo entendendo como subir até o fim.
Após chegar no topo, você se sentirá aliviado e a sensação de pular pela tirolesa e descer rapidamente no chão é muito divertida. O fato dessas torres serem criadas com muita criatividade lhe dão mais ânimo de enfrentar o desafio que cada uma lhe aguarda.
Modo multijogador
Essa análise foi feita em 2017, mais de 5 anos após o lançamento do jogo, por esse motivo não consegui jogar no modo multijogador, você terá que contar com amigos ou com a sorte para poder entrar nesse modo que requer ao menos 5 jogadores.
Mas mesmo sem o modo multiplayer, Far Cry 3 oferece o seu ilustre modo cooperativo, esse sim sempre terá alguém jogando, talvez porque ele é realmente incrível.
Se você já jogou Left 4 Dead, vai imediatamente se identificar com o modo cooperativo de Far Cry 3, pela jogabilidade, pela história e diversão.
Nesse modo você confere uma saga de 4 pessoas especiais que foram para a ilha do jogo, até mesmo clipes da história aparecem entre as fases.
É possível jogar em um time de 4 que combate com vários outros inimigos, é uma experiência completamente diferente do modo solo, você agora pode desenvolver e usar algumas habilidades e evoluir o nível do personagem, além de desbloquear itens e armas.
Jogar o modo cooperativo de Far Cry 3 é viciante, você vai começar e não vai querer parar, a lógica da gameplay é também parecida com a de Left 4 Dead.
Quando um companheiro é morto você pode revivê-lo ao se aproximar e injetar um remédio, você passa por fases onde o seu objetivo é chegar em algum lugar ou realizar alguma tarefa, no final das fases há um modo de desafio onde todos competem em quem consegue mais pontos.
A entrada e saída dos jogadores é muito dinâmica, você pode entrar em uma partida que já começou ou pode jogar somente com mais uma pessoa, não há necessidade de esperar preencher os 4 espaços e a partida não para por conta dessas mudanças.
Se você tem o Far Cry 3, adora o modo desafio que tem na campanha solo e ainda não jogou o modo cooperativo, eu recomendo que comece a jogar imediatamente, não há nem necessidade de entender ou jogar o modo solo para iniciar.
Conclusão
Far Cry 3 é um jogo que vale a pena, tanto no modo solo quanto no cooperativo, infelizmente vai ser difícil ir no modo multiplayer de jogadores contra jogadores devido o número de pessoas online atualmente.
Belos gráficos, facilidade para jogar e possibilidades de altas horas de gameplays estão presentes em Far Cry 3. Já jogou Far Cry 3? Tem algo a acrescentar sobre o jogo ou alguma dúvida antes de compra-lo, deixe um comentário logo abaixo.