Análise Hades II (Versão de Acesso Antecipado)
Em tempos de jogos lançados quebrados e mal otimizados, Hades II surpreende pela qualidade excepcional, mesmo em acesso antecipado.
Sem que ninguém esperasse, a Supergiant Games lançou do nada, ainda que em acesso antecipado, Hades II, uma das continuações mais esperadas dos últimos anos, principalmente entre os indies. O primeiro jogo da franquia foi um sucesso absoluto, tendo vendido mais de um milhão de cópias e sendo jogado por muitas outras pessoas em serviços como Game pass e PlayStation Plus.
Assim como o primeiro, Hades II é um rogue like, ou seja, você precisará morrer e voltar ao início várias e várias vezes para ir entendo a história e as mecânicas como se tivesse pegando e montando peças de um quebra cabeça.
Agora você é a deusa Melínoe, filha de Hades que precisa resolver um mistério sobre sua família. Onde está todo mundo? Quem, talvez, pode saber é Hipnos que dorme um sono profundo há anos. Após muito treinamento com sua mestre Hécate, finalmente irá por sua força a prova. Novamente você terá ajuda dos deuses do Olímpo que concederá bençãos que alterará como funciona sua game play.
E falando em game play, é aí que o jogo brilha. Hades II é um jogo frenético, com muitos inimigos e elementos na tela. É preciso se concentrar não só no seu personagem mas em tudo que está acontecendo ao seu redor para responder com um bom reflexo. Apesar desse ritmo, você precisá basicamente usar apenas o direcional e mais 4 botões durante a batalha que controlarão seu ataque, especial, conjuração e o dash (uma deslizada). Esses mesmos botões podem ser carregados modificando essas ações.
Para cada descida não ser igual a outra, você utiliza diversas armas que são completamente diferentes entre si, e as bençãos concedidas pelos deuses. Elas adicionam poderes ao seu ataque que podem também mudar a forma com eles funcionam. Uma mecânica adicionada no novo capítulo é uma espécie de “mana”, que pode ser consumida em ataques carregados. Essa mesma “mana” quando gasta, serve também para liberar ataques especiais assim que você consome determinada quantidade.
Na parte visual, Hades II é deslumbre. Mantém a estética do original, focada em desenhos em duas dimensões e com personagens extremamente bem trabalhados. Não só a Melínoe, nossa protagonista, chama atenção como praticamente todos os outros personagens. O carisma e a personalidade da Cila e Aracne são outros exemplos da qualidade das ilustrações.
Outro ponto que sustenta todo esse carisma é a dublagem. Apesar de ainda o inglês ser a única opção, as interpretações são muito boas, embora as vezes um pouco caricatas. Outro show temos na trilha sonora. E não era se esperar menos, já que era um item que se destacava bastante no primeiro. A Supergiant continua trabalhando momentos de heavy metal, sintetizadores agressivos e de muita calmaria. Destaque novamente para a música principal da Cila e as Sereias que tem grande chance de grudar na sua cabeça.
Em quantidade de conteúdo, os produtores afirmam que mesmo em acesso antecipado, Hades II já tem mais que o seu antecessor. Em quase 40 horas de jogo ainda não vi tudo. Muito também pela dificuldade. A curva de aprendizagem do jogo começa bem lenta, para os jogadores irem aprendendo as mecânicas mas após umas boas horas sobe rapidamente. É divertido para tanto para players casuais quanto hardcores.
Com tanto jogo de estúdio grande saindo com problemas e bugs, Hades II sai em acesso antecipado mas deixando um gostinho de jogo completo. Entendo que existem pontos que podem melhorar, como os menus e huds, além de novas armas e bençãos. Mas em nenhum momento presenciei bugs, erros ou qualquer coisa que atrapalhe a jogabilidade. A versão testada foi a 0.9 liberada no primeiro dia de pré lançamento. Então não estamos cobrindo a versão final. Caso exista grandes alterações podemos reescrever essa análise ou ressaltar os grandes pontos de mudança.
Jogamos Hades II no PC (ainda a única plataforma disponível no acesso antecipado). É provável que a versão final saia também para PlayStation 5 e Xbox Series e outros consoles, mas ainda não foi confirmado pela Supergiant Games, que foi quem mandou uma cópia de teste para o Conversa de Sofá.