Análise Lost Planet 3
Conheça o jogo Lost Planet 3 através dessa análise completa, saiba como foi a experiência de jogar ele e entenda melhor sua gameplay, enredo, pontos fortes e pontos fracos.
Lançado em 2013 para PC, Xbox 360 e PlayStation 3, Lost Planet 3 é um jogo de tiro em terceira pessoa ambientado em um planeta distante em uma era de tecnologia avançada de exploração espacial.
A análise que fiz foi baseada na versão para PC do jogo, essa versão vem com legendas em Português do Brasil.
Você pode controlar o personagem ou uma gigante máquina conhecida como Mecanotriz, o jogo é dividido em seu modo single-player e multiplayer.
Atualmente o modo multiplayer online não tem praticamente ninguém online, se quiser jogar nesse modo, a solução é chamar alguém que você conheça e que já tenha o jogo para jogar junto.
A campanha principal do jogo vai lhe garantir pelo menos umas 14 horas para cumprir as missões principais e algumas horas a mais para as tarefas alternativas.
O personagem principal tem carisma assim como os coadjuvantes, enriquecendo o envolvimento do jogador com o enredo. No jogo você controla Jim Peyton, um explorador espacial em uma expedição no planeta E.D.N. III em busca de novas fontes de energia para a Terra que está com uma forte crise de recursos.
Apesar de ser o terceiro jogo da série, a história é uma prequela dos acontecimentos de Lost Planet: Extreme Condition e Lost Planet 2, portanto, mesmo que você não tenha jogado nenhum dos jogos passados, não terá problema em entender o que acontece.
No início do jogo Jim está mais velho e a beira da morte quando resolve contar algo muito importante para sua neta, em Lost Planet 3 você joga a história que o protagonista conta de suas aventuras e o segredo a ser revelado.
Na gameplay você pode acessar uma região razoavelmente grande, apesar de tudo estar envolta das campanhas principais, você pode passear por outras regiões e completar missões extras.
Você pode usar o recurso de viagem rápida para navegar em todas áreas do planeta e há muitos lugares que requerem que o jogo carregue um pouco. Mesmo assim, prepare-se também para andar alguns minutos até chegar ao objetivo.
Ao matar monstros e explorar o planeta, você coleta recursos para melhorar sua Mecanotriz e seus equipamentos.
Lost Planet 3 é relativamente fácil no modo normal, porém, há alguns momentos em que o jogo peca em lhe mostrar a direção correta do que você deve fazer e aparecem chefes inexplicavelmente difíceis.
Logo no início da gameplay, há um grande problema na tradução do tutorial para a manipulação de uma máquina, na tela mostra que é para usar as teclas W, S, A e D para girar o braço de garra do Mecanotriz para fazer a máquina funcionar, mas na verdade você deve clicar repetidamente a tecla F, fato esse que me custou alguns minutos perdidos e muita frustração. É impressionante que 3 anos depois do lançamento do jogo, esse problema ainda não foi ajustado na última versão liberada.
O jogo tem também batalhas contra chefões, porém, o que deveria ser uma parte legal no jogo, vira um motivo de desmotivação, principalmente no início da gameplay.
Os chefes são incrivelmente resistentes e depois de alguns minutos de combate, você começa a se questionar se tem algo de errado — na verdade está certo — você tem que acertar ele incontáveis vezes para finalmente ele ser derrotado, por fim você já se cansa de desviar dos mesmos movimentos e continuar atirando, o tédio lhe consome e pensamentos como desistir começam a aparecer em sua mente, embora depois de derrotá-lo, você perceba que valeu a pena continuar.
O jogo não salva em espaços separadamente, você somente tem a opção de voltar no último ponto salvo automaticamente ou último ponto salvo ao entrar em alguma região ou completar uma missão.
Em Lost Planet 3 você vai se impressionar com o visual do planeta E.D.N. III, o horizonte escuro e as nevascas foram muito bem-feitas.
No final você vai se emocionar com o desfecho e ansiar para jogar os jogos que contam o restante da história.
Lost Planet 3 é um jogo de aventura espacial com gráficos bonitos, você irá passar por apuros com o sistema fraco dos tutoriais e poderá se cansar fácil das batalhas, mas a história tem personagens legais e em geral o jogo lhe rende bons momentos e até mesmo lhe faz querer mais.