Análise Metal Slug Attack Reloaded (PS5)

Quando menos esperávamos, Metal Slug Attack Reloaded,um sucesso mobile, é lançado para os consoles da atual geração.

Imagem de capa de Metal Slug Attack Reloaded

Metal Slug Attack Reloaded foi anunciado em meados de junho/2024 e no mesmo dia já estava disponível para download nas lojas digitais do PlayStation 5, Xbox Series S|X e Nintendo Switch. Enquanto o esperado Metal Slug Tactics não é lançado, você pode encontrar em ‘Attack Reloaded’? Confira na análise!

Metal Slug Attack Reloaded é uma adaptação do jogo mobile lançado pela SNK em 2018 que, apesar da fórmula de sucesso, foi encerrado. O jogo se apresenta como uma espécie de “tower defense” automatizado, em que devemos escolher as unidades corretas para sobrepujar as ondas ofensivas e destruir a base inimiga. Existe uma estratégia envolvida nas mecânicas, que em última análise, resume-se à escolha correta das unidades a serem enviadas a campo para que os nossos heróis prevaleçam.

Imagem de um general com roupas militares
Metal Slug Attack Reloaded tem um fiapo de história

Em Metal Slug Attack Reloaded, assim como em outros jogos da série Metal Slug, há uma variedade de personagens jogáveis e não jogáveis. Os 04 principais personagens da série, Marco Rossi, Tarma Roving, Eri Kasamoto e Fio Germin podem ser selecionados desde o início e ainda temos a adição de novos heróis, com a ilustre presença de Ralf, Clark e Leona de série The King Of Fighters, também da SNK.

Como o jogo foi lançado inicialmente para dispositivos móveis, vários personagens foram adicionados em eventos especiais ou atualizações, expandindo ainda mais o elenco disponível para os jogadores explorarem e utilizarem em suas estratégias de jogo.

Gráficos

Os gráficos de Metal Slug Attack Reloaded são um dos pontos controversos do jogo. Mantendo o estilo clássico de pixel art da série Metal Slug, os visuais são vibrantes e cheios de personalidade. Cada personagem, veículo e ambiente são ricamente desenhados, capturando perfeitamente a atmosfera de ação e caos característica da série. Contudo, a falta de opções gráficas atrapalha a experiência, sobretudo porque a pixel art não parece ter sido pensada para telas grandes, com resoluções em 4k e não há como alterar o estilo para adicionar filtros como ocorre em grande parte dos jogos com estilo retrô.

As imagens parecem bonitas nas capturas de tela, contudo o grande número de efeitos na tela acaba por atrapalhar o foto no que está acontecendo para que possamos escolher o personagem ideal para cada momento, sobretudo porque que a ação do jogo é relativamente frenética.

Som

Não há muito o que dizer sobre esse aspecto. A trilha sonora de Metal Slug Attack Reloaded é uma mistura de música militar e rock energético, no entanto, nada memorável. As músicas de fundo acompanham bem a ação intensa do jogo, adicionando uma camada de emoção e imersão à experiência. Efeitos sonoros são bem projetados, com explosões estrondosas, tiros frenéticos e vozes dos personagens que contribuem para a atmosfera caótica e empolgante do jogo.

Gameplay e desafio

Metal Slug Attack Reloaded oferece um desafio considerável para os jogadores, especialmente à medida que avançam nas fases e enfrentam inimigos mais difíceis.

A imagem mostra um mapa com várias missões.
Cada missão se passa em um local diferente. A campanha se passa em vários países diferentes.

O avanço dos personagens na tela acontece de forma automatizada, pois apenas podemos escolher o momento em que a unidade será enviada, de acordo com o número de pontos de ação. Podemos apertar um botão para que todos os personagens usem ataques especiais, mas do contrário, os ataques também são automáticos.

A dificuldade aumenta gradualmente, exigindo estratégia, reflexos rápidos e gerenciamento de recursos para progredir. A variedade de inimigos e chefes apresenta desafios únicos que requerem diferentes abordagens táticas, como a seleção de veículos para ataques especiais, mantendo o jogador engajado e motivado a melhorar suas habilidades ao longo do jogo.

Em um campo de batalha virtual, um soldado avança, mirando em um tanque de guerra.

Com uma jogabilidade rápida e frenética, o jogo mantém os jogadores constantemente envolvidos e entretidos, o que é próprio de um passatempo. A possibilidade de desbloquear novos personagens, veículos e armas adiciona uma camada de progressão e variedade que pode motivar os jogadores a permanecerem jogando. Contudo, o gameplay é bastante repetitivo e, a não ser pelos personagens desbloqueados e pela mudança de cenário, o jogo não oferece muito.

Conclusão

Metal Slug Attack Reloaded não apenas mantém as características da série Metal Slug com seus gráficos bonitos e jogabilidade empolgante. É um jogo que pode cativar os fãs de longa data, mas dificilmente atrairá uma nova audiência, sobretudo para quem não conhece a série ou não gosta do gênero de estratégia com tantos elementos passivos. É, afinal, um bom passatempo e certamente pode ser melhor aproveitado em plataformas móveis ou com o uso do PlayStation Portal.

Metal Slug Attack Reloaded foi lançado em junho/2024 pela SNK Corporation e está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.

A análise foi feita com base em uma cópia digital de PlayStation 5 gentilmente cedida pela assessoria de imprensa do jogo.

Tiago Matias Escobar
Metaleiro não uniformizado. Cerveja, pizza, games e viagens ocasionais.