Análise Music Racer (PS4)
Dirija por pistas neon futuristas em Music Racer, um jogo rítmico com músicas cheias de sintetizadores e homenagens aos anos 80.
Atualmente a estética retro futurística que dominou os anos 80 inspirada em obras da cultura pop como Tron, Blade Runner e na música synthwave tem sido cada vez mais revisitada e referenciada, como demonstram sucessos recentes como Jogador Número 1 e as próprias continuações dos dois filmes citados, além claro da grande expectativa depositada em Cyberpunk 2077.
Muitas linhas e ângulos retos; luzes neon agressivas; músicas feitas com sintetizadores; referência aos anos 80; ritmo frenético e velocidade; tudo isso somado é o que dá forma a Music Racer, arcade de ritmo desenvolvido pela AbstractArt e Light Road Games e publicado pela Sometimes You lançado em 30 de janeiro de 2020 para Nintendo Switch, Xbox One e Playstation 4 apesar de já estar disponível para PC desde 2018.
Never miss a beat
Em Music Racer o jogador escolhe um veículo, uma pista e uma música e o objetivo é atropelar as notas/batidas no ritmo movimentando o analógico para direita ou esquerda para mudar de faixa enquanto desvia de obstáculos, dependendo da dificuldade escolhida.
É isso, é simples assim.
Não é necessário aprender a derrapar, acelerar ou frear na hora certa nas curvas, apenas coletar as notas que vão aparecendo enquanto curte o som.
Ao coletar essas notas ao final da música o jogador recebe duas pontuações, uma para quantidade de batidas coletadas e uma por combos, ou seja, quantas foram coletadas sem errar.
A somatória desses pontos é convertida em crédito que são utilizados para comprar novos carros e pistas.
Existem 25 carros e 13 pistas diferentes disponíveis para compra e um total de 29 músicas de 3 artistas já desbloqueadas desde o início, então se o jogador quiser pode até usar o carro e a pista padrão e jogar todas as músicas sem comprar nada.
Mas acredite, você vai querer comprar pelos menos alguns dos easter eggs disponíveis no jogo.
Eu entendi essa referência!
Além obviamente de toda a estética, o que mais remete ao apreço dos desenvolvedores pelos anos 80 são os veículos especiais como a moto de Tron, que inclusive deixa o seu rastro luminoso na pista, o carro do seriado Super Máquina e o meu preferido: o DeLorean de De Volta para o Futuro.
Infelizmente uma grande oportunidade foi perdida aqui, seria muito legal ao final da corrida o DeLorean desaparecer soltando fogo no asfalto ao alcançar os 1.21 Gigawatts necessários para viajar no tempo, mas isso não acontece.
Também é possível customizar as cores dos carros e dos pneus e tornar eles mais foscos ou brilhantes e essa personalização pode ser feita e desfeita quantas vezes quiser e não custa os créditos conquistados.
Problemas no meio do caminho
A seleção e a quantidade de músicas é muito boa e são diferentes o suficiente entre si para não enjoar rápido, e apesar de uma ou outra mais genérica eu gostei de quase todas.
Mas o maior problema que um jogo rítmico pode ter é justamente não seguir o ritmo e Music Racer deixa muito a desejar nesse quesito.
Durante a extensão das músicas existem muitas sessões em que os blocos que representam as batidas não casam com o andamento dela e isso atrapalha muito acertar todas a notas.
Acrescente a esse ritmo desencontrado o fato de algumas pistas serem tão psicodélicas, brilhantes e com curvas inusitadas que chega um ponto em que o jogador não consegue enxergar a próxima nota e o estrago está feito.
Mesmo com reflexos ninjas não vai ser possível acertar todas as batidas e quando isso acontece por um defeito no produto e não por uma questão de habilidade isso se transforma em uma falta gravíssima que começa a tirar pontos até dos acertos.
Infelizmente sobre a falta de sincronia entre música e visual não é possível fazer muita coisa, já em relação a desorientação causada por curvas e reviravoltas malucas uma dica campeã é aumentar a distância da câmera nas configurações para 3, se achar que o carro ficou muito pequeno com a distância máxima tente usar um valor intermediário como 2 ou 2,5.
Escolhendo a dificuldade
Music Racer tem opções de dificuldade para aqueles que quiserem um desafio extra: o modo Standard introduz obstáculos na pista que quebram o combo, mas não impedem a finalização da música e o Hard que tem os mesmos obstáculos, porém ao atingi-los a música acaba.
Já os jogadores que preferirem lidar apenas com a coleta das batidas sem se preocupar com barreiras o modo Zen é o indicado.
E se quiser só ouvir a música e fazer uma viagem nos visuais de Music Racer existe o modo Cinematic, que não tem gameplay e, portanto, não tem recompensa de créditos.
Cruzando a linha de chegada
De modo geral Music Racer é um game cuja principal mecânica é falha. Manter o ritmo e a consistência que as notas aparecem na tela deveria ser a preocupação principal para esse tipo de título, porém esse objetivo não foi totalmente alcançado aqui.
Evidentemente por se tratar de um jogo indie e que custa barato para o consumidor não espere encontrar aqui músicas licenciadas de artistas famosos, mas isso não prejudica em nada a experiência já que a trilha é excelente e casa muito bem com o visual minimalista do game.
Importante avisar que se você tem problemas de motion sickness ou sensibilidade a luzes estroboscópicas talvez longos períodos jogando Music Racer te causem incômodo, então é sempre bom avaliar isso antes de começar a jogar ou fazer pausas durante a jogatina.
Para quem gosta de colecionar troféus, a Platina de Music Racer é fácil, porém demorada.
É preciso conseguir fechar uma corrida com 3 estrelas, uma com 2 e uma com 1 estrela apenas. Esse ranking estelar depende de quantas notas o jogador coleta em uma canção, mas invariavelmente você irá conseguir esses 3 troféus sem suar.
A parte mais demorada rumo a Platina é conseguir dinheiro suficiente para comprar todas as pistas e carros bloqueados, mas se você curtir o game no final isso não vai ser impedimento para ter mais um troféu reluzente de platina para sua coleção.
DeLorean no Music Racer (infelizmente o twitter só suporta vídeos de 2 minutos 40s e tiver que cortar o começo) pic.twitter.com/o1GryHBXz0
— Willian Marques (@PapaiPlatina) February 7, 2020
A análise de Music Racer foi escrita com base em uma cópia de PS4 fornecida pela assessoria de imprensa do jogo.