Análise Stellar Blade (PS5)
Mesmo supersexualizando a heroína, Stellar Blade entrega boas mecânicas de gameplay, combate frenético em um mundo futurístico desafiador.
Lembro muito bem do PlayStation Showcase de 2021 onde foi apresentado um jogo até então anunciado como multiplataforma, inclusive com o nome de Project EVE , o que mais tarde se tornaria o Stellar Blade, porém acabou chegando exclusivamente ao PlayStation 5.
Como amo Hack’n Slash, tendo como meu favorito a franquia Bayonetta, Stellar Blade me deixou completamente animado pelo fato de conter elementos de Souls Like, no qual eu não curto muito, mas pelo que pude jogar na demo o ritmo parece ser menos intenso do que os games da franquia Dark Souls ou Sekiro, e vi que isso poderia me dar vontade de jogar essas games futuramente, incluindo o tão aclamado Elden Ring, mas vamos ao que interessa de fato.
Com a protagonista que antes mesmo do lançamento do game já dava o que falar tanto no trailer e principalmente na demo, o título do estúdio sul-coreano Shift Up com certeza vai chamar a atenção seja pela sexualização de Eve ou pelos gráficos bem polidos, mas que de modo geral ainda não podemos dizer que é um game full next gen.
Dito isso, fui me aventurar em Stellar Blade para ver se o jogo oferecia algo mais além do que pude testar na demo, e aqui está o que chamou minha atenção.
Em primeiro lugar, evitarei voltar ou insistir longamente numa controvérsia que na minha opinião não tem razão de existir: o aspecto físico de EVE . Na verdade, a de praticamente todas as personagens femininas do jogo, pois embora haja uma preocupação por parte do estúdio em querer agradar a um determinado público, o fato é que Stellar Blade não se define apenas pela aparência sensual de sua heroína.
Sei que muitos irão expressar sua raiva contra esta escolha artística do estúdio o que não vejo nada contra e cada é livre para pensar e achar o que quiser.
Enquanto na história dos video-games está repleta de personagens idênticos que nunca receberam tanta negatividade em relação a eles, tais como a 2B de Nier Automata, Aya Brea de Parasite Eve The 3rd Birthday ( Game de PSP) no qual a personagem inicia a campanha com uma calça jeans e ao progredir, essa calça vai se rasgando a ponto de terminarmos a campanha com a protagonista usando um microshort todo rasgado bem sensual, e é claro a Bayonetta que dispensa comentários.
Mantenham a calma pois há muito mais em Stellar Blade do que seios fartos e bumbum empinado.
Stellar Blade oferece uma aventura repleta de ambientes magníficos, bem criados e detalhados onde EVE que é uma espécie de robô de batalha que faz parte do 7º Esquadrão Aerotransportado é enviada para tentar salvar a Terra dos Naytibas e depois de um inicio devastador, ela acaba encontrando Adam que é um dos poucos humanos sobreviventes vivendo escondido na cidade de Xion. Eve se junta a Adam que oferece ajuda e depois Lily que fica encarregada de fazer melhorias na Eve conforme a progressão do game e juntos formam uma equipe onde tentarão salvar o planeta contra a investida dos Naytibas.
Podemos visitar diversos lugares como EIDOS 7 , um vestígio da civilização humana destruída e devastada pela guerra com os Naytibas , para depois passar ao lado de XION , uma enorme cidade enterrada no coração de enormes montanhas , passando por Wastelands , uma vasta área árida onde existe uma série de criaturas de todos os tipos.
Tudo isso visitando também a Matrix 11 e o Grande Deserto , dois locais que abrigam os poderosos Naytibas.
Embora esses diferentes locais ofereçam belos momentos visuais, eles ficam um pouco aquém de outros exclusivos da Sony, mas devemos ter cautela em comparar pois é o primeiro game AAA da Shift Up.
Mas isso não significa de forma alguma que o jogo seja feio, muito pelo contrário, este está repleto de belas renderizações visuais aqui e ali, mas é em certos detalhes e texturas distantes que o visual parece perder um pouco o brilho.
Por exemplo, quando EVE explora seu entorno, não haverá reação física ao entrar em contato com a folhagem da vegetação. Além disso, como Stellar Blade oferece 3 modos gráficos diferentes, Qualidade (4K a 30 fps), Desempenho (1080p a 60 fps) e Dinâmico (1440p a 40/60 fps).
Onde Stellar Blade brilha na minha opinião é na sua enorme árvore de habilidades, oferecendo uma grande diversidade de inimigos de todos os tipos. E o que anda de mãos dadas com isso são as mecânicas de jogo, que lembram Nier: Automata , Devil May Cry e Bayonetta , com uma pitada de Sekiro: Shadows Die Twice quando tenta abordar o Souls Like nos combates.
Sem estar profundamente ancorado na ideologia do “ Souls-like ”, você ainda terá que aprender a dominar os padrões de ataque dos Naytibas para evitar ser demolido, mesmo pelos mais comuns deles.
A mecânica baseia-se essencialmente em duas ações importantes: bloquear com a lâmina EVE e esquivar-se. À medida que a história avança, EVE poderá ter melhorias através de diversas árvores de habilidades, a fim de tornar seus ataques mais poderosos, suas esquivas mais fáceis de realizar, além de poder utilizar habilidades especiais.
Além de sua perigosa lâmina (ou espada), EVE também pode contar com a ajuda do drone de seu aliado Adam, que pode ser usado como arma de tiro. Sem se tornar uma arma importante como as dos jogos da série Devil May Cry, será muito apreciada para certos tipos de inimigos.
Certos tipos de projéteis podem impedir os ataques especiais das criaturas, o que é uma grande ajuda ao enfrentá-las contra chefes. Além disso, estes últimos são excelentes, tanto em termos de design visual como de variedade de ataques.
Se você jogar no modo normal e gostar de jogos difíceis, você será atendido e foi nele que me arrisquei para quem sabe no futuro eu possa dizer que zerei Sekiro ou algum Souls Like.
No início eu achei as ações de EVE um pouco demoradas e serem executadas, ou melhor, não eram tão responsivas como Nier e isso começou a me gerar um pouco de frustração a cada vez que morria por não conseguir fazer um parry perfeito ou até mesmo esquivar no momento certo, porém essa demora no meu tempo de ação para com a resposta da personagem teve uma melhora significante tanto da minha parte como jogador em acostumar com a velocidade de EVE como também uma patch de atualização que corrigiu esse problema.
O que também gostei bastante foi a diversidade nos vários tipos de ambientes do jogo. Dos cinco níveis que desbloqueei após mais de 30 horas de jogo, dois oferecem progressão linear, dois são mais do tipo “ mundo aberto ”, enquanto o terceiro, a cidade de XION , funciona como um hub central do game.
É aqui que pode ser iniciada a maior parte das missões secundárias, sendo estas últimas adquiridas através de painéis eletrônicos ou conversando com NPCs que encontramos pela cidade.
Para quem não gosta de longas conversas, não se preocupe, pois além dos personagens principais do jogo, você nunca precisará conversar por longos minutos com um personagem para receber uma missão ou coisa do tipo.
O que é ainda melhor é que cada nível está repleto de uma infinidade de itens e locais escondidos, o que aumenta a nossa vontade de voltar e revisitá-los mais tarde, quando adquirirmos novas habilidades.
Como o jogo oferece muitos campos para salvar nosso jogo, não tive medo de perder meu progresso. Além disso, estes pequenos locais de descanso permitem que EVE reabasteça os seus pontos de vida, parte dos pontos Beta (necessários para a utilização dos seus movimentos especiais) e melhore as suas armas e equipamentos.
Gostei muito deste pequeno lado RPG do jogo, que oferece a possibilidade não só de encontrar vários equipamentos com estatísticas diversificadas, mas que também podem ser melhorados.
Por exemplo, EVE poderá equipar até 4 equipamentos por vez em sua espada (que assume a forma de uma presilha de cabelo quando não está em uso!), proporcionando diversos atributos. Ela também pode contar com Exospines , que também oferecem atributos especiais mas que, diferentemente dos “ equipamentos ” básicos, podem ser melhorados para desbloquear ainda mais atributos.
Apenas 2 Exospines podem ser equipados, mas como oferecem muito mais vantagens de jogo do que o equipamento básico, eles se tornarão muito importantes para o seu estilo de jogo . Até porque cada Exospine oferece as suas especificidades em termos de vantagens, o que significa que dependendo de determinadas situações ( principalmente para determinados chefes ), terá que decidir qual delas oferece a melhor solução para para aquele combate em especifico.
Ah, e seria difícil não voltar aos múltiplos trajes que será possível encontrar para EVE ao longo do jogo. Eles são realmente impressionantes visualmente e oferecem diversidade suficiente para personalizar nossa personagem ao nosso gosto, porém tive uma ligeira impressão que os trajes mais sexy são mais ricos em detalhes do que os mais comportados, vai entender né?
EVE também pode usar diversos tipos de óculos e brincos, o que lhe permite diversificar ainda mais sua aparência. Minha única desvantagem com tudo isso é que eu teria preferido que trouxessem ainda mais modificadores às estatísticas da EVE e não apenas por estética.
Embora eu tenha adorado Stellar Blade, havia algumas coisas que não gostei. Visualmente, o jogo me pareceu um pouco irregular, com alguns locais parecendo ótimos, enquanto outros não ofereciam grandes momentos de saltar os olhos, quem jogou Horizon Forbbiden West vai entender o que estou falando e posso comparar até mesmo com a versão PS4 destes jogos, mas é super aceitável essa questão.
Além disso, é na narrativa da história que o jogo me perdeu um pouco. Porque com uma premissa tão pós apocalíptica, eu teria gostado que as expressões faciais dos personagens transmitissem suas emoções em relação à situação X ou Y com muito mais clareza.
Logo nos primeiros minutos do jogo, enquanto a melhor amiga de EVE é morta por um enorme Naytibas, o rosto de EVE não parece transmitir adequadamente sua consternação com a tragédia. E estes pequenos momentos repetem-se aqui e ali no jogo, dificultando um pouco o envolvimento na história que nos é contada.
Ah, e antes que eu termine essa análise, queria deixar uma dica que pode facilitar caso você deixe passar despercebido, lá vai : Em configurações ache a opção de pegar itens automaticamente que vai facilitar bastante a sua gameplay.
Digo isso porque só fui descobrir essa funcionalidade já no segundo mundo e passei boa parte tendo que apertar o botão R2 para coletar os itens e isso as vezes incomodava. Outra função que pode ser interessante é encurtar o rabo de cavalo de EVE, que não sei porque colocaram em configurações ao invés do próprio menu da personagem. Então se quiser um cabelo mais curto, procure mudar isso nas próprias configurações do jogo, ok ?
Conclusão…
No final, Stellar Blade oferece muito mais do que ficar com os olhos grudados na aparência física de sua heroína. EVE é a personagem mais sensual que já joguei em um game, isso é inegável, mas é a combinação de todos os elementos do jogo que o tornam um título tão divertido e satisfatório de jogar, oferecendo até mesmo um bom desafio aos fãs de jogos “semelhantes a Souls” e capaz de introduzir novos jogadores a este tipo de jogo, o que é o meu caso, pois zerei e já sinto vontade de talvez iniciar algum souls like quanti tiver uma folguinha.
Mesmo com um teor sexual carregado em cima da personagem principal, a Shift Up claramente acertou em cheio com Stellar Blade e será interessante ver se essa IP irá gerar frutos ao Studio.
Uma coisa é certa, Stellar Blade está muito longe de ser um beco sem saída e mal posso esperar para ver uma IP nova da Shift Up ou até mesmo ter EVE de volta em minhas mãos…
Jogamos Stellar Blade graças aos nossos parceiros da Nuuvem e você pode adquirir o game com eles clicando aqui. Por ser um exclusivo, o título está disponível apenas para o PlayStation 5.