Análise Touring Karts (PS4)

Diversas combinações de power-ups inusitados tornam Touring Karts um jogo extremamente divertido, engraçado e desafiador nas maiores dificuldades.

Tentar reinventar a roda nem sempre é um caminho reto e sem curvas ainda mais quando existem representantes mais conhecidos e de peso como Mario Kart, Sonic & All Star Racing e Little Big Planet Karting dentro do seu gênero, mas existem outras formas para conseguir se destacar no meio desses gigantes.

Para Touring Karts essas soluções foram apostar na combinação dos divertidíssimos power-ups disponíveis e na integração entre plataformas comuns e as de realidade virtual no multiplayer.

Desenvolvido e publicado pela espanhola Ivanovich Games, lançado em 12 de dezembro de 2019, Touring Karts está disponível para PC, Mac, Android, IOS, Apple TV, Nintendo Switch e Playstation 4 e Playstation VR.

Pé na estrada

Touring Karts é bastante simples tanto na jogabilidade como visualmente.

O jogador escolhe um dos 30 carros disponíveis para pilotar em até 22 pistas dos diferentes países presentes e ao conseguir se posicionar no pódio, seja em primeiro, segundo ou terceiro, uma nova dificuldade para aquela pista é liberada.

Touring Karts
Cada país tem um cenário e temática diferente

No single player as pistas e carros são bloqueados inicialmente e o jogador vencendo corridas e acumulando experiência irá ter acesso gradativamente a mais países, circuitos e customizações seja através de recompensas automáticas ou os comprando com dinheiro do jogo.

Já no multiplayer tudo é liberado desde o início para quem quiser aproveitar tudo que Touring Karts pode oferecer em matéria de veículos, equipes, países e testar suas habilidades contra outras pessoas, além de desafios diários que rendem recompensas maiores.

Touring Karts Ultrapassagem
Um toque legal é que a placa do veículo fica com parte do seu nome na PSN

No quesito dificuldade o modo Normal está disponível desde o início e os 2 próximos liberados são o Difícil e o Profissional e a diferença entre eles fica por conta da agressividade da inteligência artificial dos outros pilotos e na experiência ganha em cada modo.

As maiores dificuldades interferem levemente no controle de pilotagem, mas desde que o kart esteja dentro do nível de performance suficiente para iniciar a corrida esse fator não é tão determinante.

Além da busca pelo pódio 2 desafios extras são apresentados no início de cada corrida e se cumpridos e a exigência de XP alcançada o jogador ganha moedas para serem usadas em um caça-níquel com recompensa randômica.

Touring Karts Caça-níquel
Caça-níquel

Esses prêmios variam, podendo ser experiência, itens cosméticos para os carros e pilotos, outros carros, buzinas engraçadas, novas pistas e até créditos que podem ser usados para comprar tudo que é liberado jogando normalmente se o jogador tiver mais pressa e quiser liberar algumas coisas mais rápido.

Power(ups) to the people

Porém onde Touring Karts brilha é em o quanto os power-ups conseguidos nas corridas são diferentes e divertidos.

Existem os clássicos presentes em todos os jogos de kart de batalha, como blocos de gelo, bombas, foguetes, etc., mas o que realmente chama a atenção é como eles são exagerados e as possibilidades de combinações, mesmo que elas não façam nenhum sentido lógico (e essas são as mais legais, inclusive).

Que tal combinar uma casca de banana e uma bomba para formar um macaco gigante que lança cascas de banana nos 3 primeiros colocados?

Ou ainda fazer com que o seu kart fique gigante e esmagar os outros competidores?

Não ficou satisfeito ainda? Talvez seja melhor guardar esse “agigantador” para combinar com um macaco e como resultado ter um disco voador que vai abduzir os carros pertos de você?

Touring Karts Power Ups
Coletar todos power-ups além de divertido ainda te garante um troféu de Platina

Se parece interessante é porque realmente é muito divertido testar todos os tipos de combinações disponíveis e o número de possibilidades é grande: são 7 armas simples e 38 combinações únicas e em uma corrida de 3-4 voltas dá para testar várias delas e são essas combinações inusitadas que dão o tempero especial a Touring Karts.

Vai dizer que não parece divertido uma galinha gigante esmagando seus adversários enquanto você aperta a buzina que toca La Cucaracha!?

Porém o humor e referências do game não se restringem a isso, as equipes pela qual o jogador corre tem nome baseados em equipes reais, como McAlien e Caballino, referências à McLaren e ao cavalo símbolo da Ferrari, os seus oponentes podem ter nomes cheios de trocadilhos como Clint Fastwood, por exemplo.

Até o Capitão América entendeu essa referência

Os países em que o jogador compete sempre tem easter eggs e obstáculos temáticos: o México tem uma caveira gigante, referência a cultura em volta do Día de los Muertos, que fica lançando seus ossos como obstáculos, o Brasil tem a curva fechada do S do Senna, o Japão tem um polvo cujos tentáculos ficam tentando acertar os jogadores, tornando assim cada pista única, mesmo que algumas tenham o traçado muito parecido.

Realidade versus Realidade Virtual

Outro acerto de Touring Karts foi ter adaptado e integrado o game tanto para ser jogado com o dualshock 4, como com volante ou com óculos VR, dessa forma jogando partidas no multiplayer o jogador poderá enfrentar oponentes usando qualquer um desses equipamentos.

Visto que a base instalada de consoles é muito superior a média dos proprietários de VR a decisão de criar partidas entre equipamentos mistos contribui para que principalmente os donos do headset de realidade virtual da Sony não tenham lobbys vazios, o que já acontece em alguns jogos exclusivamente em VR.

No profissional os inimigos são bem mais agressivos e vai ser mais difícil subir ao pódio

Infelizmente não consegui testar o modo VR por não possuir o headset, então não posso avaliar a parte da jogabilidade usando ele.

Pã Pã Pã Pã Pã Pã (Mais conhecido como tema da vitória)

Touring Karts é um jogo bem divertido devido a todas combinações malucas de armas que são possíveis e tem uma jogabilidade simples e intuitiva, se tornando mais desafiador nas dificuldades mais altas.

Com muitos circuitos, corridas rápidas e modo multiplayer ele pode tanto ser jogado em sessões curtas como garantir horas de diversão, sendo que o único aspecto limitante do game é o seu visual simples até demais em alguns momentos.

Então martela o martelão

E para aqueles que gostam de caçar troféus, a platina de Touring Karts é extremamente tranquila, não tem nada muito complicado como chegar em primeiro em todas as corridas, em todas dificuldades ou comprar todos acessórios, basta encontrar e combinar todos os power-ups e todos os troféus são seus.

E como essa é a parte mais divertida do game você vai ganhar mais uma platina para a sua coleção sem dor de cabeça.

A análise de Touring Karts foi escrita com base em uma cópia de PS4 fornecida pela assessoria de imprensa do jogo.

Papai Platina
(Pouco) conhecido como Willian. Marido, pai de três filhos maravilhosos, fã de Stephen King, filmes toscos e trophy hunter nas horas vagas. No Twitter como @papaiplatina e willianmarques na PSN.