Análise Uncle Chop’s Rocket Shop (Nintendo Switch)

Em Uncle Chop’s Rocket Shop o trabalho é simples: leia instruções, conserte naves, seja pago, evite morrer de tanto trabalhar.

O logotipo da Uncle Chop's Rocket Shop, apresentando um design dinâmico e colorido que captura a essência do jogo.

Uncle Chop’s Rocket Shop é um jogo sobre resolver problemas lendo um manual amaldiçoado.

O ser humano pós-moderno, dotado de um polegar opositor e que vende seu tempo e força de trabalho, nas últimas décadas anda gastando suas horas disponíveis com atividades cada vez mais inimagináveis para o finado australopithecus.

Futebol, pescaria, compras, brincadeiras, são tantas atividades criadas pelo espírito humano para distrair a cabeça e liberar o imaginário para vagar livremente por todo o universo observável que, uma hora, naturalmente, encontraríamos um marco nessa jornada: brincar de trabalhar.

O protagonista Wilbur ao lado de uma entidade cósmica que o envia para a missão. Há uma porta branca do lado esquerdo e o fundo da imagem é de um vermelho muito vivo.
Não há nada suspeito aqui.

Só o homo sapiens tem essa maravilhosa ideia de se divertir passando raiva e descansar fingindo que trabalha. Certamente pensando nisso é que a Beard Envy Games, seguiu os passos de “Papers, Please” e deu ao mundo o divertido “Uncle Chop’s Rocket Shop” uma espécie de simulador de perrengues com naves espaciais em que devemos consertar naves espaciais.

A ideia é simples: controlamos Wilbur, um rapaz trabalhador que só quer ganhar a vida, mas acaba recebendo a missão de cuidar do reparo de naves espaciais. Cada uma delas possui defeitos e todos podem ser consertados utilizando um manual relativamente suspeito. Também não ajuda em nada saber que uma entidade cósmica nos pede para realizar esse trabalho (algo que me lembrou Cult Of The Lamb), mas tudo bem, que mal faria consertar algumas naves, não é mesmo?

Captura de tela de Uncle Chop's Rocket Shop mostrando texto na tela, destacando a jogabilidade e a narrativa envolvente.
Às vezes a missão é simples como apagar um incêndio…

Com essa premissa, passamos por um tutorial relativamente simples e logo podemos colocar a mão na massa. O gameplay de Uncle Chop’s Rocket Shop se desenvolve no funcionamento das peças e no prazer que temos em mexer nas coisas e girar os botões, como uma criança. Cada nave que pousa em nossa oficina possui um problema específico e o manual nos mostra como resolvê-lo e como um filhote de “Car Mechanic Simulator”, cada peça deve ser removida com cuidado e posteriormente ser colocada de volta no lugar. Simples assim.

O desafio de Uncle Chop’s Rocket Shop está em terminar as tarefas dentro do tempo, mas isso também pode ser alterado nas opções do jogo a fim de que a experiência seja mais tranquila. Conforme o jogo avança, a dificuldade dos reparos aumenta, mas o grande desafio é interpretar o manual de instruções. Tudo que precisamos saber está lá, mas às vezes não é tão simples entender o que cada imagem significa, sobretudo quando algumas conclusões dependem de raciocínio lógico (aquele mesmo que é cobrado em algumas provas). Além disso, acredito que a maior barreira de dificuldade do jogo é que ele não possui localização para o Brasil, então a não ser que você seja fluente em inglês, francês, espanhol ou chinês, deverá encontrar um problema.

Captura de tela de um manual de instruções exibindo um aviso na tela, com fundo simples e foco nos ícones.
… mas às vezes as coisas ficam complicadas.

O visual e a apresentação artística (aqui incluso o áudio) passam a noção de um clima agradável para o jogo, mas também conseguem imprimir urgência quando necessário. As situações vão escalando em dificuldade e surrealismo, o que traz uma excelente dinâmica para o jogo. O estilo gráfico cartunesco ajuda na criação do ambiente fantástico para representar que um homem com cabeça de raposa de 4 olhos é um mecânico de naves espaciais.

Enfim, Uncle Chop’s Rocket Shop é um jogo interessante. Ele nos coloca na posição de trabalhador, assim como “Papers, Please”, “Bear and Breakfast” e, porque não “Car Mechanic Simulator” e para alguns, como eu, isso tira um pouco do brilho do jogo, pois mistura um pouco o lugar o lazer com o lugar da obrigação. Além disso, existem elementos que podem levar ao stress como o limite de tempo para finalizar cada tarefa.

Imagem de um ambiente interno de uma nave cheio de botões, mostrando a diversidade de itens de interação do jogador.
A gente começa enchendo o tanque e quando vê, precisa desarmar uma bomba nuclear.

Com exceção desses elementos (que em última análise nem são negativos), Uncle Chop’s Rocket Shop é um jogo agradável de consertar naves e mexer, rodar, puxar e mover várias peças usando várias ferramentas, sobretudo utilizando os joy-cons do Nintendo Switch. Excelente para crianças que saibam ler (em inglês).

Uncle Chop’s Rocket Shop foi publicado em dezembro/2024 pela Kasedo Games para Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series X|S. O jogo também está disponível para PC.

A análise foi feita com base em uma cópia digital de Nintendo Switch gentilmente fornecida pela assessoria de imprensa do jogo.

Tiago Matias Escobar
Metaleiro não uniformizado. Cerveja, pizza, games e viagens ocasionais.