Análise Warhammer 40,000: Space Marine 2

A aguardada continuação de Space Marine de 2011 finalmente foi lançada e tem tudo para competir pelo GOTY 2024!

Warhammer 40,000: Space Marine 2

Dizer que Warhammer 40,000 Space Marine 2 é ultra divertido não é exagero. Aliás, exagero é parâmetro básico quando se fala em qualquer coisa dentro do universo W40K. Assim, posso afirmar com segurança que Space Marine 2 é nada menos que ÉPICO. Ação frenética, violência explícita, destruição massiva e glória eterna são os ingredientes que fazem de Space Marine 2 um dos melhores jogos lançados nesse ano e, na minha opinião, um dos grandes concorrentes a jogo do ano.

Aventura Épica

No jogo, controlamos Demetrian Titus, Ultramarine com uma reputação manchada em virtude da suspeita de ter se corrompido pelas forças dos Caos e por isso passou uma penitência de 100 anos servindo na chamada Deathwatch, a primeira linha de defesa contra as várias raças alienígenas do universo ficcional de WH40K. Após o aparente sucesso em uma missão suicida, Titus é promovido a Space Marine Primaris, ganhando mais habilidades sobre-humanas e colocado novamente em ação, dessa vez no comando de um esquadrão que conta com os Space Marines Gadriel e Chairon e tendo como missão, acabar com a invasão alienígena no planeta Kadaku.

Demetrian Titus, o protagonista do jogo

Com essa premissa, a Saber Interactive entrega um jogo que mistura tiro em terceira pessoa e hack n’ slash frenético, que mistura um pouco das fórmulas de sucesso de DOOM, God Of War e, porque não, Mortal Kombat.

A ameaça primária do jogo é a raça alienígena de Tiranídeos, monstros rápidos e que atacam em enxames, algo como os Zergs de StarCraft e a introdução não poderia ser melhor. Os Space Marines se deleitam no combate contra esses alienígenas e o jogo passa muito bem a ideia de que esses soldados são verdadeiros tanques de guerra ambulantes, com imenso poder de destruição.

O jogo permite que utilizemos ataques à distância, com uma arma primária e uma pistola, ou ataques corpo-a-corpo, que permitem finalizar os inimigos de maneira brutal (daí a comparação com God Of War e Mortal Kombat), que é essencial para o ritmo da campanha, pois a cada finalização, o escudo do personagem se regenera, o que nos impulsiona cada vez mais para a ação.

Titus luta contra um ailen e está envolto em sangue

Apesar de demorar um pouco para engrenar, os controles são simples, mas carregam o peso de um guerreiro de 3,5 metros que empunha espadas, espadas-serra e martelos de guerra gigantescos. Os ataques e reações de Titus são dignos de uma máquina de guerra, varrendo dezenas de inimigos em poucos segundos e juntamente com os ataques normais, podemos usar defesa e um sistema de parry interessante, no qual, executado corretamente, abre espaço para um tiro à queima-roupa.

Tudo fica mais legal quando podemos lançar ataques poderosíssimos contra centenas de inimigos na tela. A Saber Interactive usou a mesma tecnologia utilizada antes em World War Z (um excelente shooter em co-op) para criar hordas de inimigos e dar ao jogo uma escala de ação com proporções gigantescas.

Terrivelmente lindo e sinistro

Chegou a vez de falar dos gráficos de Warhammer 40,000 Space Marine 2 e para resumir, o jogo é absolutamente lindo!

O universo de Warhammer 40,000 é rico em imagens e signos próprios que nos fazem sentir imersos na alta fantasia sinistra de poder, com guerras intermináveis travadas por uma humanidade completamente perdida em devaneios militares e religiosos, liderada por um imperador no limbo entre a vida e a morte.

E a atmosfera criada para Space Marine 2 é perfeita para demonstrar esse futuro distópico do 41° milênio utilizando todo o folclore visual da franquia WH40K, com uma mistura profana que eleva máquinas de guerra a patamares sagrados.

Titus em frente a um prédio destruído com a imagem de um planeta ao fundo

Mas não apenas a fidelidade visual com a franquia WH40K é precisa, com uma direção de arte belíssima, mas os cenários construídos para o desenrolar da ação vão ficando progressivamente mais e mais bonitos! Mas além da beleza estática dos cenários, com bases militares e catedrais em escalas colossais, existe ainda orquestração de eventos paralelos que são mostrados na tela na medida em que avançamos, deixando clara a escala do conflito, travado em várias frentes de guerra ao mesmo tempo. É um jogo de encher os olhos!

As animações de luta, finalizações cheia de sangue e tripas alienígenas também são um deleite visual para quem cresceu jogando Mortal Kombat e God Of War, mas imagine que ao invés de 01 temos 03 Kratos vestindo “Power Armors”. Os efeitos visuais também são incríveis e o impacto de cada arma e de cada golpe desarmado são muito bem representados na tela e passam a verdadeira sensação de estarmos no controle da elite militar do império.

Apenas os rostos de alguns personagens possuem expressões faciais um pouco estranhas, mas nada que estrague o conjunto da obra, pois os pontos altos superam em muito os poucos revezes de Space Marine 2.

A silhueta de Titus no primeiro plano e, ao fundo, um enorme sino dourado

Quanto ao aspecto sonoro, o destaque fica para os efeitos que passam exatamente a noção de esmagar crânios, atirar com um “Bolt Rifle” ou socar inimigos com um martelo de guerra, além da ótima dublagem (em inglês). Já a trilha sonora é bastante genérica e por mais que passe o clima épico por meio de orquestrações, não é memorável (inclusive vale a pena diminuir o volume da trilha sonora para ressaltar os tiros e explosões presentes no jogo).

Blood Brothers

Titus, Chairon e Gadriel perfilados, um ao lado do outro

Se aventura de Demetrian Titus é relativamente curta (a campanha principal dura entre 7 e 10 horas, dependendo da dificuldade escolhida), Space Marines 2 traz modos de jogo online para complementar a experiência. O primeiro e menos relevante é o modo PvP, em que podemos escolher uma classe enfrentar outros jogadores.

Mas o modo mais interessante é o modo “Operações” em que podemos completar missões secundárias da campanha principal com um esquadrão de suporte aos personagens principais. Nesse modo podemos escolher as classes dos personagens e, diferentemente da campanha principal, podemos personalizar as armaduras dos Space Marines.

É, sem dúvida, a cereja do bolo para os fãs da franquia WH40K que possui como característica da pintura de miniaturas. Aqui, podemos escolher a aparência do personagem em vários detalhes, construindo um Space Marine único, além de aumentar consideravelmente a vida do jogo, com missões secundárias e itens cosméticos, sem micro transações.

Tela final após o cumprimento de uma missão, mostra a quantidade de XP ganha

O Imperador Protege

Warhammer 40,000 Space Marine 2 é um jogo divertido, cheio de ação e violência fantasiosa, que tem muito potencial para divertir fãs da franquia e mesmo aqueles que nunca jogaram nada desse universo, como eu. Os gráficos são lindos, o gameplay é coeso e os modos de jogo são divertidos o suficiente para justificar o preço cheio cobrado nas lojas digitais, sobretudo por que há espaço para atualizações e até mesmo conteúdo extra para expandir a campanha e a história de Titus. Um jogão como não era feito há muito tempo!

Warhammer 40,000 Space Marine 2 foi desenvolvido pela Saber Interactive e publicado pela Focus Interactive para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.

A análise do jogo foi realizada com base em uma versão digital de PS5 fornecida pelos parceiros da Nuuvem. Garanta já o seu no site da Nuuvem clicando aqui!

Tiago Matias Escobar
Metaleiro não uniformizado. Cerveja, pizza, games e viagens ocasionais.