Conheça o Orbit, uma plataforma de crowdfunding brasileira pra quem cria jogos, quadrinhos ou animações
Orbit é uma plataforma de crowdfunding 100% brasileira focada em designers, escritores, cartonistas e desenvolvedores de jogos.
Já se tornou comum hoje, vários produtores independentes recorrerem a sites de financiamento coletivo para conseguir fundos para desenvolver seus projetos.
A famosa “vaquinha” hoje se chama crowdfunding e já carrega grandes produtos nas costas, como o micro console Ouya, ou mesmo o smartwatch Pebble.
O termo que surgiu lá em meados de 2006, começou com objetivos de filantropia e consiste como já comentado, na obtenção de capital através de interesse coletivo e hoje ajuda tanto empresas quanto pessoas físicas a realizar seus sonhos.
Mas não apenas profissionais da área de tecnologia buscam recursos para execução de seus projetos através dessas ferramentas, designers, escritores, cartonistas e desenvolvedores de jogos também buscam através do crowdfunding uma forma de trazer seus projetos à vida e trabalhar com seu próprio negócio.
Foi pensando nisso que a Editora e Produtora Nebulosa, conhecida na publicação de quadrinhos e jogos independentes, resolveu criar a plataforma Orbit, exclusiva para projetos de quadrinhos, livros, jogos e animações.
A iniciativa surgiu quando a Nebulosa viu que poderia ajudar mais produtores a desenvolver suas ideias caso estes tivessem uma plataforma focada no nicho de atuação destes e não tivesse de concorrer com profissionais de outras áreas cujos produtos tem mais exposição.
O Orbit não apenas pretende transformar sonhos em realidade através da conquista financeira mas também divulgar esses trabalhos para que mais e mais pessoas possam se tornar público alvo desde produto quando ele for lançado. Um dos vários diferenciais do Orbit é estar vinculado a outras plataformas que a Nebulosa pretende lançar no futuro.
Entre algumas das vantagens do Orbit em frente a outras plataformas do gênero, além da segmentação, podemos citar taxas menores que as habituais, consultoria de marketing gratuita, parcelamento de contribuições para os usuários, divulgação dos projetos através de mídias digitais e impressas quando essas se aplicarem e entre outras.
Para suprir diferentes necessidades, o Orbit se divide em três modelos de campanha. No modelo Tudo ou Nada, o produtor aposta no engajamento do público e só recebe o valor arrecadado caso a campanha atinja 100% ou ultrapasse o valor desejado, caso contrário cada um que apoiou recebe seu dinheiro de volta. Caso a campanha atinga 90% do seu objetivo ao chegar no prazo final, será possível estendê-la por 15 dias para uma nova tentativa.
Se seu projeto necessita de no mínimo um valor estabelecido para ser lançado, a modalidade Tudo ou Nada é sua melhor opção. Confira mais alguns detalhes sobre como funciona esse modelo:
- Prazos para arrecadação com 60, 90 e 120 dias para projetos de animação;
- Você não paga nada para criar ou lançar uma campanha;
- Taxa de 10% do valor arrecadado caso a campanha atinja a meta;
- Taxa fixa mesmo se a meta ultrapassar os 100%.
Na modelo Flexível, o criador poderá ficar com valores que forem arrecadados, independente de alcançar ou não 100% do objetivo. Esse modelo visa os produtores que já tem um projeto preestabelecido e estão precisando daquele empurrão a mais. Assim como nos demais modelos, existem alguns detalhes a se esclarecer sobre esse modelo:
- Prazo máximo para arrecadação é de 60 dias;
- Você não paga nada para criar ou lançar uma campanha;
- Caso a campanha não alcance o objetivo, a taxa cobrada é de 15%, mas caso a campanha chegue ou ultrapasse os 100%, a taxa volta a ser de 10% como nos demais modelos.
O terceiro modelo, chamado de Recorrente funciona como o bastante conhecido Patreon, onde o produtor de conteúdo arrecada e resgata uma quantia mensalmente independente de quantos apoiadores o projeto possua. A taxa nesse caso é de apenas 6% independente do valor arrecadado.
Esses três modelos fazem do Orbit uma plataforma diferenciada no mercado pois deixa o produtor trabalhar em cima daquilo que melhor lhe serve, além de sempre praticar as melhores taxas e políticas de incentivo, entregando muito mais que apenas valor financeiro ao projeto.
Num futuro próximo, a Nebulosa pretende expandir o Orbit, fazendo dela parte de uma plataforma ainda maior chamada Luneta, onde os produtores poderão fazer parte de um serviço de distribuição mensal e venda de conteúdo e serviços.