Preview Concord (PS5)
Concord tem potencial pelo seu gameplay divertido e gráficos lindos, mas tropeça ao cair na mesmice de um mercado multiplayer saturado.
Concord, o novo jogo da PlayStation Studios, desenvolvido pela Firewalk, é a primeira tentativa da Sony no mundo dos “Jogos por Serviço”.
O projeto é a primeira parte de uma nova visão da empresa que busca criar um ecossistema sustentável, com jogos focados no multiplayer, visando o lucro absoluto. O jogo pretende oferecer atualizações de conteúdos frequentes, além de roupas e outros atributos para personagens dentro do jogo, segundo o estúdio.
Porém, a verdade é que desde de seu anúncio, Concord nunca teve a atenção dos fãs de PlayStation.
Muito porque este tipo de projeto nunca foi o foco dos estúdios internos da empresa, que sempre visou lançar jogos single-player. Embora considere que houve um exagero sobre a negatividade desses projetos multiplayer, eu também fiquei com o pé atrás, pois o mercado vem mostrando nos últimos anos que este tipo de modelo, que por um tempo deu muito certo, vem colecionando jogos fracassados.
Entre os dias 6 a 9 e 13 a 15 de julho, o projeto recebeu uma Beta para os jogadores finalmente poderem testar o jogo, inclusive eu, que passei cerca de 10 horas, experimentando tudo que estava disponível.
Antes de mais nada, é bom deixar claro que isso é um texto de primeiras impressões.
É Divertido!
Apesar de meu receio, eu fui com a mente aberta e decidido a me diverti com Concord. Eu me considero um jogador com gosto bastante diversificado, inclusive, no gosto multiplayer, o qual costumo sempre jogar com amigos. E devo admitir que as primeiras duas horas foram muito boas. Isso porque na questão técnica, o jogo não deixa a desejar. Mantendo uma qualidade que sempre é vista nos jogos da Sony.
Os gráficos são lindos, o design de som é ótimo e muito útil durante as partidas, sendo possível identificar de onde vem o inimigo somente pelo áudio, além de todos os outros pontos técnicos, como iluminação, texturas dentre outros que realmente se destacam.
Outro ponto que destaco de forma bastante positiva, são os visuais dos personagens.
Concord é um hero shooter, onde você controla personagens com habilidades e armas já pré-estabelecidas, como Overwatch ou Rainbow Six Siege. E, mesmo que seja notório que os visuais dos personagens sejam bastante influenciados por Guardiões da Galáxia, eles são muito bonitos e criativos.
Além da beleza, impressiona o cuidado ímpar com os detalhes. Por exemplo, seja nas roupas ou na pele dos personagens, é possível notar as diferenças em cada tipo de tecido, armadura e constituição física. Por se tratar de um jogo multiplayer, é um cuidado impressionante que o time da Firewalk teve.
Bom, mas o que importa mesmo em um FPS é o gameplay, e em média, minha jogatina foi bastante satisfatória. Não importa qual personagem você controle, a sensação de atirar, correr e deslizar sempre é muito gostosa. O time de desenvolvimento conseguiu criar um loop de gameplay divertido que com certeza vai agradar os fãs de FPS.
Mais do Mesmo
Mas, para quem espera algo novo nesse gênero, eu digo que nem tente jogar. Absolutamente tudo que é visto em Concord você certamente já viu em outros jogos. Isso não é de tudo ruim, afinal de contas é ótimo se inspirar em que é bom mesmo. Mas, esse mercado de jogos multiplayer parece algo tão saturado nos últimos anos, que é difícil se empolgar demais.
Apesar da sensação de novidade que o jogo passa nas primeiras horas, não demora para que você fique com a sensação de que está jogando só mais um jogo multiplayer padrão.
E bom, isso foi em uma Beta, então eu acho difícil que isso mude até o lançamento do jogo que já está bem próximo.
Já em outros pontos como bugs, eu sofri com alguns deslizes. Como uma textura que não carregava, a hud que sumia e só voltava depois que eu morria ou um pouco de imprecisão nos controles. Mas eu creio que são problemas padrão de uma Beta, que devem ser corrigidas até o lançamento.
Isso Precisa Mudar
Porém, o maior problema que sofri e para mim é o problema mais grave que um jogo multiplayer pode ter, é a falta de jogadores. Recebemos uma chave de acesso para jogar no PS5 e devo dizer que minha experiência foi piorando ao longo dos dias.
No primeiro dia de teste eu não tive dificuldades de achar partida, porém, conforme os dias iam passando, os minutos no lobby ficavam cada vez maiores. Em um caso, eu fiquei 5 minutos esperando uma partida com 10 jogadores começar. E isso foi quando o jogo estava com beta aberto para todos.
Mas, houve um experiência ainda pior, que foi no PC. No último fim de semana, por estar disponível para todos, eu testei o jogo e este sim, foi muito ruim. Eu simplesmente não achava jogadores. E quando encontrava, acha lobbys com um enorme lag que não funcionavam direito.
Devo lembrar que Concord, diferente de seus maiores concorrentes não é um jogo gratuito. Pelo contrário, é pago e tem um preço salgado de R$ 200 no Brasil. Eu não sou vidente, mas não vejo futuro para esse jogo com esse valor.
Eu espero que a Sony reavalie esse preço, ou crie uma forma de deixá-lo gratuito, para que Concord tenha uma chance de dar certo.
A análise do beta de Concord foi escrita através de uma cópia de PlayStation 5 gentilmente cedida pela assessoria de imprensa do game.